Ondulação Banner

Viagem de carro vale a pena ou não? Descubra já!

Fazer uma viagem de carro está totalmente atrelado a flexibilidade que esse modelo propõe. Mas será que essa é mesmo a melhor opção?

De fato, a possibilidade de reprogramar a sua rota mesmo que seja de última hora, ter a liberdade de ir para onde quiser e no momento que quiser, além de ter a chance de incluir novas cidades no seu roteiro é ótima.

Mas dirigir por horas na estrada e correr o risco de ter que lidar com chuvas, deslizamentos, buracos no asfalto e possíveis acidentes no caminho são alguns pontos do outro lado da moeda.

E aí, será que vale a pena fazer uma viagem de carro, ao invés de ir de avião ou de ônibus? E será que existe alguma chance de usar o seu carro próprio em uma viagem, mas sem você precisar levá-lo até lá?

Tudo isso e mais um pouco nós vamos te responder ao longo deste artigo! Então, siga a leitura conosco para descobrir!

viagem de carro

Viagem de carro vale a pena? Descubra se essa é uma boa opção!

A resposta para essa pergunta é: depende. E depende principalmente da distância que você terá que percorrer.

De maneira geral, viagens mais curtas, ou seja, de até 400 km de distância, são ideais para fazer de carro.

Isso porque além do trajeto ser curto, você tem mais conforto no deslocamento, mais liberdade durante a estadia em outra região, tem a chance de aproveitar melhor os cenários, de fazer a sua própria rota, explorar cada lugar que você passar até chegar ao seu destino e descobrir coisas que talvez você não conseguiria se estivesse sem carro.

Porém, quando o assunto são viagens mais longas, ou seja, acima de 500km, viajar com o seu carro já é um pouco mais cansativo e perigoso, além do custo não compensar.

Então, por exemplo, se você está pensando em sair de São Paulo para aproveitar as praias encantadoras de Balneário Camboriú, a sua viagem de carro dá cerca de 612,4 km.

O mesmo vale para os capixabas que querem curtir as praias do Rio de Janeiro. Essa viagem, por exemplo, exige que você percorra 516,8 km para chegar ao seu destino final.

Há também o agravante de que em uma viagem de carro toda a sua segurança e de quem está no carro com você fica em suas mãos, justamente por isso é imprescindível que você faça a revisão do seu automóvel e se prepare para lidar com os possíveis perrengues da estrada.

No mais, ainda é preciso enfrentar o estresse do trânsito e longas horas em frente ao volante, principalmente se você não tem com quem revezar.

Neste sentido, fica a seu cargo decidir se uma viagem de carro para o destino que você deseja vale a pena ou não, considerando todos esses fatores que citamos.

Viajar de carro é mais econômico?

Não, viajar de carro não é mais econômico.

Muitas pessoas têm essa percepção porque consideram apenas os valores com combustível na hora de fazer uma viagem com seu carro.

Mas na verdade, antes de pegar a estrada com o seu automóvel, é preciso fazer a revisão dele para verificar:
• pneus;
• freios;
• velas;
• correias;
• escapamento;
• filtros de ar do motor;
• óleos;
• sistema de arrefecimento;
• lâmpadas.

Lembrando que essa revisão deve ser feita antes de você viajar e depois da viagem, para verificar se nada se desgastou ou estragou após longas horas na estrada. Além do mais, é preciso incluir nessa conta os custos de pedágios e a contratação de um seguro para o seu veículo, sem contar que a vida útil do seu carro pode diminuir caso a viagem seja muito longa.

Portanto, uma viagem de carro não é tão barata se fizermos as contas considerando tudo que ela envolve, pois como você viu, o gasto com combustível não é o único que você terá.

Mas se compararmos o custo por km do seu carro rodando na estrada com o custo do transporte do seu veículo com um caminhão cegonha, as coisas já começam a ficar um pouco mais vantajosas.

Isso porque em médias distâncias o custo com transporte por cegonha fica a partir de R$ 1,23, um valor quase igual ao de um Gol, que gasta em combustível cerca de 0,68 km/rodado.

Mas é claro que o seu carro for mais caro, ele irá consumir mais, algo que torna o transporte com um cegonha ainda mais vantajoso.

Abaixo apresentamos e detalhamos todos os pontos que você precisa considerar antes de uma viagem de carro. Acompanhe!

Revisão do veículo

A revisão do veículo é uma obrigação quando falamos de viagem de carro, portanto, a primeira coisa que você deve fazer é levar o seu automóvel a um mecânico.

Nesta revisão, lembre-se de ficar de olho em pontos como:
• motor;
• suspensão;
• parte elétrica;
• escapamento;
• freios;
• pneus;
• transmissão;
• faróis;
• filtros de óleo;
• lanternas;
• para-brisa.

Gastos com combustível

O gasto com combustível é inevitável quando você opta por viajar de carro. E esse valor pode ser bem alto caso a sua viagem seja para um lugar distante.

Para fazer o cálculo de quanto você irá gastar com combustível, existem alguns aplicativos em que você insere a sua partida e o seu destino final e eles indicam quanto você gastará de combustível para realizar esse percurso.

Dirigir por várias horas

Esse é outro ponto que você deve obrigatoriamente ficar de olho em uma viagem com um carro, pois as suas condições físicas e mentais podem ficar desgastadas ao se manter no volante por várias horas.

E isso pode diminuir o seu reflexo no trânsito ou a necessidade de fazer paradas para manter a atenção na estrada e descansar seus braços, pernas e olhos, principalmente se você for o único motorista.

Gastos com pedágio

Como já falamos acima, é comum que muitas pessoas esqueçam dos gastos com pedágios ao fazer uma viagem de carro.

Esses gastos precisam estar no seu planejamento financeiro para você não se surpreender enquanto está na estrada.

Caso você chegue ao guichê de um pedágio e note que não tem dinheiro para fazer o pagamento, você deverá preencher uma declaração para empresa com o valor e prazo de pagamento.

Essa solução pode levar alguns minutos para ser efetuada e a evasão do pedágio, ou seja, passar a cancela sem pagar ou deixar de pagar o valor combinado na declaração, pode gerar a você uma infração de trânsito de natureza grave.

Melhor não arriscar, concorda?

Atenção redobrada

Como condutor, a sua atenção deve ser redobrada na estrada enquanto você dirige para o seu destino.

E para isso você precisa se manter bem informado quanto ao local para que está indo, respeitar todas as sinalizações e ficar de olho na velocidade do seu carro, principalmente em condições de chuva.

Contratar um seguro para o veículo

Por mais que você faça um planejamento caprichado e uma boa revisão do seu veículo, infelizmente você ainda corre o risco de passar por algum imprevisto e obstáculos durante a sua viagem de carro.

Mas para que esses imprevistos e obstáculos não acabem com a sua aventura, é importante que você tenha um seguro do veículo para protegê-lo.

Os seguros têm modalidades que garantem cobertura e assistência nos mais variados tipos de situações, principalmente em relação ao atendimento médico a passageiros e motoristas em casos de acidente

Tenha todos os documentos necessários

A preparação da sua viagem de carro deve considerar toda a documentação necessária que você precisa ter na estrada.

E isso envolve desde a sua documentação básica e a de todos os passageiros que estarão com você, bem como a documentação do seu veículo e do seu seguro.

Destacamos que sem a documentação correta do carro, você não consegue fazer a sua viagem.

Quais opções mais seguras e confortáveis para viajar?

As opções mais seguras e confortáveis para viajar são de ônibus e de avião.

Na sequência, explicamos o motivo destas opções em que você não precisa dirigir o seu carro durante o percurso de viagem.

Ônibus

O ônibus é uma ótima opção para viajar porque proporciona mais conforto, principalmente se você optar por leitos e semileitos, em que você pode deitar como se estivesse em sua cama.

Além do mais, os ônibus costumam ter passagens mais baratas e os terminais rodoviários geralmente estão nas regiões centrais das cidades, o que permite um fácil acesso a turistas.

viagem de carros para o nordeste

Avião

A principal vantagem de viajar de avião é que você certamente chegará mais rápido do que se fosse de carro ou de ônibus, afinal, a velocidade desse transporte é muito maior.

E dependendo da época do ano e do destino que você irá viajar, você consegue encontrar passagens aéreas econômicas e tem a chance de parcelar o valor da passagem ou usar pontos de cartão de crédito para trocar por milhas.

rotas de viagem brasil

Caso eu precise de um veículo quando chegar ao meu destino, qual a melhor opção?

Se você chegar ao seu destino e precisar de um veículo, é provável que a primeira opção que você recorra seja o aluguel de carros, certo?

Porém, existe a possibilidade de você transportar o seu veículo para o destino da sua viagem.

Para isso você paga uma empresa transportadora de veículos para levar o seu carro até o local da sua viagem, enquanto você e sua família vão de ônibus ou avião e ao chegar lá vocês podem se locomover com seu carro próprio.

Abaixo explicamos mais sobre essa opção. Confira!

Transporte de veículos

O transporte de veículos trata-se de contar com uma empresa especializada para que o seu automóvel chegue até o destino que você irá viajar com segurança e sem a necessidade de você estar ao volante.

Nessa opção você pode retirar o seu carro na transportadora ou optar por recebê-lo no endereço em que você ficará hospedado.

Assim você consegue usufruir de todos os benefícios de ter o seu carro próprio no lugar em que você está viajando, mas sem precisar gastar com despesas com manutenção, pedágio e combustível.

E mais importante do que tudo isso é que você não irá se desgastar mentalmente fisicamente por ter que dirigir durante longas rodas na estrada.

dicas para viagens longas dirigindo

Afinal, vale a pena contratar uma transportadora de veículos?

Sim, vale a pena contratar uma transportadora de veículos.

Isso porque você tem a chance de viajar para um lugar com o seu carro eliminando a parte mais difícil: a de levá-lo consigo até o seu destino e se desgastar fisicamente e emocionalmente no volante.

Destacamos também que como transportadora de veículo, nós, da Nacional Transporte, garantimos o máximo cuidado ao levar o seu carro até você para que você possa dirigi-lo e se sentir confortável por ter o seu automóvel em outra cidade em que você é turista.

Se você precisa dos serviços de uma transportadora de veículos para a sua viagem, conheça a Nacional Transportes.

Conclusão

Agora você já sabe que contar com uma transportadora de veículos é a melhor opção para fazer uma viagem de carro sem precisar se desgastar fisicamente e mentalmente ao volante.

E para ter esse serviço com empresa de qualidade e confiança, você pode e deve contar com a melhor transportadora do Brasil, a Nacional Transportes!

WhatsApp Ligue Grátis