13 ago 2019
Um caminhão em uma estrada realizando o transporte de veículos, com nuvens ao fundo

 

Existem momentos em que você precisa enviar um veículo, seja uma moto ou um carro de uma parte do país para outra e é aí que você percebe que precisa saber um pouco mais sobre o transporte de veículos . 

Talvez você tenha comprado um veículo online de um vendedor particular ou de uma concessionária em outro estado, talvez esteja se mudando para um novo emprego ou talvez você queira enviar um carro ou uma moto para um parente. Seja qual for o motivo, o veículo precisará ser transportado.

Transporte de veículos em longa distância pode parecer caro, mas em comparação com os custos da sua ida até o local – incluindo tempo, passagens, alimentação e hospedagem – vai perceber que contratar uma empresa vale muito mais a pena.

Transporte de veículos com profissionais

Uma das maneiras mais populares de transportar um veículo é contratar uma transportadora.

Ao optar por esse serviço, você não terá que se preocupar em dirigir seu carro por longas distâncias, por exemplo. O envio de um veículo é feito colocando o carro em um caminhão cegonha, ao ar livre, ou em um caminhão fechado. O custo deste envio dependerá de muitos fatores, incluindo tipo de transporte, o tamanho do seu automóvel e a distância do destino. 

Antes de contratar qualquer profissional para enviar seu veículo, certifique-se de verificar se eles estão licenciados e segurados. 

Quanto custa transportar veículos?

Na hora de fazer a sua cotação, em qualquer empresa de transporte – terrestre, aérea ou aquática – você precisará fornecer uma série de informações que serão como fatores-chave para determinar o valor final do seu contrato. São elas:

O tamanho do veículo

Veículos mais pesados ​​e veículos altamente modificados custam mais para serem transportados porque os caminhoneiros  precisam usar mais gasolina, e veículos maiores podem ser mais difíceis de carregar. Eles também podem ser mais difíceis de encaixar em contêineres padrão. 

Se você precisar  enviar um carro que seja extra longo, extra largo ou não padronizado, provavelmente você pagará um pouco mais (e talvez ele demore um pouco mais para conseguir um lugar em um caminhão). Se você tiver dúvidas específicas sobre como o tamanho e a forma do seu veículo afetam o preço do transporte ou se o seu carro novo precisará de manuseio especial, você precisará entrar em contato diretamente com a transportadora.

A distância que vai viajar

A traseira de um caminhão realizando o transporte de veículos em uma estrada com várias montanhas ao fundo

O transporte de veículos para longas distâncias pode pesar um pouco mais no seu bolso

O custo para  transportar um veículo pode variar bastante, mas uma coisa que não muda é o fato de que transportá-lo por uma distância maior custa mais dinheiro. Dito isto, o custo do transporte será menor de acordo com os quilômetros percorridos. Mas a distância nem sempre terá um papel tão importante na sua cotação quanto outros fatores. 

Os locais de coleta e entrega

Se você estiver transportando seu veículo saindo de e indo para uma área metropolitana, com bastante tráfego de caminhões próximo a uma rodovia importante, sua cotação pode ser menor do que se o veículo estiver localizado em uma área rural, de estrada ou em algum lugar que seja de difícil acesso ou passagem para caminhões. 

Em alguns casos, você poderá deixá- lo em algum lugar que seja mais conveniente para o caminhão, até porque às vezes isso pode reduzir o custo.

Quais as opções para transporte de veículos?

Assim como você pode escolher como quer viajar pelo país, – ou para outro país -, você também pode escolher por qual meio quer realizar o transporte de veículos. Seja por terra, água ou ar, você deverá pensar em todas as possibilidades até encontrar qual delas te atende melhor. Veja essas dicas:

Esteja preparado para esperar

O transporte de veículos não é como enviar um pacote: isso não acontecerá da noite para o dia, como um Sedex 10. 

As entregas de veículos no Brasil – dependendo da distância a ser percorrida, é claro –  têm aproximadamente uma janela de quatro semanas a partir de quando o carro ou a moto são pegos até quando chegarão ao seu destino.

O transporte de veículos nem sempre demora tanto, mas as empresas de transporte precisam de alguma margem de manobra no caso do embarque se deparar com quaisquer problemas ao longo do caminho.

Transporte aéreo

Um avião no ar realizando o transporte de veículos

Optar pelo transporte de veículos aéreo talvez seja a melhor opção para você. Veja algumas características

Transporte de veículos através do país pode soar como uma provação, mas com tantas opções de transporte, pode ficar bem mais fácil. Transportar seu veículo de avião pode ser o método mais rápido e seguro, além disso, o transporte aéreo de motocicletas e de veículos especiais ou superesportivos é muito mais viável do que o terrestre.

Usar um avião para transportar um veículo geralmente é mais caro do que o custo médio de um carro novo, por exemplo, mas é uma opção viável para o cliente certo. O transporte de um veículo em um avião é seguro, rápido e confiável, além de ser uma opção de transporte fechado.

O transporte aéreo de veículos é o método mais rápido e seguro para transportar um veículo antigo, raro ou único que precise desse tipo de cuidado. Muitas pessoas também costumam transportar esse tipo de veículo por meio do transporte terrestre em caminhões fechados, sem pagar muito por isso. Cabe a você decidir se o transporte de veículos aéreo vale a pena.

O frete aéreo pode ser mais rápido do que o transporte por caminhão ou navio, dependendo do destino. Em alguns casos, pode demorar o mesmo tempo.

Todas as formas de transporte de veículos exigem que seu carro ou sua moto (ou qualquer outro veículo) seja manuseado pela tripulação de transporte com cautela: os cuidados profissionais para que seu veículo chegue ao destino nas melhores condições possíveis cabe a eles. Por isso, não é bem verdade que o transporte aéreo de veículos seja mais perigoso do que os outros meios.

O transporte aéreo de veículos realiza entregas com datas garantidas e transporte fechado, mas essas opções também estão disponíveis nos meios terrestres; nesses casos, você ainda pode contratar o transporte rápido e o transporte porta a porta, se for mais conveniente. 

Transporte ferroviário: existe essa opção no Brasil?

A resposta é: ainda não. No Brasil, as ferrovias ainda são utilizadas apenas para o transporte de minérios e outros materiais de grandes empresas, sem abrir muito espaço para cargas particulares. 

Então, a não ser que você conheça alguém de uma companhia ferroviária, essa não é uma opção viável.

Transporte aquático

No Brasil, transportes aquáticos podem ser feitos através de atracadores e balsas, especialmente na região amazônica; navios são utilizados principalmente para transporte internacional de veículos, mas também podem ser feitos em território nacional.

Essa opção demanda um tempo um pouco maior para entrega, mas, em algumas situações, ela pode ser a ideal.

Para o transporte aquático de veículos, é necessário que longas distâncias sejam percorridas na água. Pode ser uma importação ou exportação ou simplesmente um transporte entre cidades às margens dos rios da floresta amazônica. Alguns dos principais municípios dessa região em que ocorre o transporte de veículos são: Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Itacoatiara (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Santarém (PA), Belém (PA) e Macapá (AP).

Tirando o tempo de espera, não existem contraindicações ou problemas nos transportes aquáticos. Aqui está uma pequena tabela para você entender melhor a diferença entre os transportes via terrestre, ar ou água:

Tabela mostrando as principais diferenças nos meios de transporte de veículos

 

A Nacional Transportes oferece transporte de veículos aéreo, fluvial, porta a porta e terrestre. Faça uma cotação!

Posso escolher como quero o transporte?

Além dos tipos de transporte, você também deverá ficar atento às opções que podem ser contratadas como serviços adicionais. Faça uma comparação e veja qual é a melhor opção para você e para o seu veículo:

Transporte Fechado vs. Transporte Aberto

Uma transportadora descoberta ou aberta normalmente será o método mais comum e barato para enviar um carro, por exemplo, mas seu veículo estará suscetível aos imprevistos da natureza, como chuvas, ventanias, pássaros ou objetos que possam voar no caminhão de transporte. 

Um transporte de veículos coberto ou fechado oferece maior proteção e o custo médio é de cerca de 60% a mais. As transportadoras fechadas costumam ser usadas para transportar carros clássicos ou de alto valor, já que oferecem maior proteção.

Entrega agendada vs. Entrega comum

Um calendário com a data para entrega do veículo circulada

O transporte de veículos com entrega agendada pode ser uma boa escolha para você que precisa receber seu veículo em uma data específica

As transportadoras costumam oferecer dois tipos de entrega: a comum, que recolherá o seu veículo e o entregará quando um caminhão estiver na mesma rota que a sua; ou a entrega agendada, que retira e entrega o veículo no dia e horário marcado por você.

Como já é de se imaginar, a entrega agendada pode custar um pouco mais caro que a entrega comum. No entanto, algumas transportadoras podem oferecem serviços personalizados ou ofertas especiais. 

Em qualquer uma das opções de transporte citadas aqui, você precisará planejar bem e verificar a disponibilidade e os preços na sua região. Em alguns casos, transportadoras de outras localidades podem oferecer serviços com valores mais em conta, ou pacotes mais interessantes, que podem incluir os seguros obrigatórios e opcionais, por um bom preço.

Antes de fechar negócio, procure sempre por quem disponibiliza preços justos, melhores prazos e condições de transporte. A Nacional Transportes oferece tudo isso para você!

Faça uma cotação online

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente
2. Origem e Destino
3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo