8 maio 2014
motorista consciente

Dirigir defensivamente é uma obrigatoriedade

Ao conduzir um veículo o motorista deve estar sempre atento aos imprevistos que podem surgir durante o percurso e preparado para agir nesses casos. Tais cuidados são conhecidos como direção defensiva, prática que reduz o risco e até evita acidentes graves. Confira algumas dicas de como ser mais prudente ao dirigir:

Aja com responsabilidade

Seguir as regras de trânsito é o requisito básico para todos os motoristas, não apenas para livrar-se de infrações e multas, como também para promover sua própria segurança e dos demais condutores nas ruas e estradas. Assim, nunca dirija sob o efeito do álcool ou depois de uma noite mal dormida. Tanto as bebidas alcoólicas quanto o cansaço diminuem os reflexos, o que pode provocar sérios acidentes.

 

Crianças só no banco traseiro e na cadeirinha

É fundamental acomodar as crianças nos assentos apropriados para garantir a segurança delas. Os menores de 1 ano devem ser transportados no bebê conforto, virados de costas para o motorista; crianças entre 1 e 4 anos têm de ficar sentadas em cadeirinhas especiais, voltadas para frente; a garotada com idade entre 5 e 10 anos, precisa de assentos elevados para usar o cinto de segurança traseiro.

motorista cuidadosos

O motorista deve agir com responsabilidade

Animais têm que viajar presos adequadamente

Os bichinhos de estimação devem ser acomodados em caixas, assentos e gaiolas especiais, que podem ser presos ao cinto do veículo e apresentam cintos próprios para os pets. Essa simples providência previne prejuízos para o animal e para os demais passageiros em caso de colisões ou manobras bruscas, e ainda evita que o motorista se distraia com o bicho.

 

Esteja constantemente alerta

A direção defensiva prevê que o condutor seja responsável pelas suas atitudes e esteja ciente de que os pedestres e os outros motoristas podem cometer erros a todo instante, como ultrapassar o farol vermelho. Assim, a atenção tem de ser redobrada em cruzamentos, ultrapassagens, trocas de faixa ou conversões.

Mantenha sua atenção o tempo todo na direção. Desse modo, falar ao celular, escrever mensagens ou comer enquanto está dirigindo são comportamentos que nunca podem acontecer. Em alguns casos, uma simples distração, como trocar uma música no rádio, já pode ser suficiente para provocar um acidente.

 

Preparar-se para imprevistos

Fazer revisões regulares no veículo com mecânicos especializados é essencial para o bom funcionamento do carro e para a redução de situações inesperadas, como uma falha mecânica no meio de uma grande avenida ou um deslizamento em pista molhada por causa dos pneus desgastados. Essa ação também é um importante componente da direção defensiva praticada pelos bons motoristas.

Quando se planeja uma viagem de longa duração, uma revisão completa das principais funções do veículo deve ser feita para prevenir problemas.

 

Curso de Direção Defensiva – Prof. David Duarte

Créditos Youtube – Canal Carlos André Machado

Deixe seu cometário

1 Comentário para “Motoristas conscientes – como devem agir?”

  1. Parabéns ótimas dicas, a direção defensiva pode mudar a situação totalmente, Temos uma empresa de mudanças e fretes em Goiânia – GO (Rezende Mudanças) e temos bastante consciência do transito e seus perigos, obrigado por nos fornecer mais experiencia para estarmos um pouco mais preparado para nossa jornada de cada dia.

    Responder

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo