23 abr 2014
caminhão na estrada

Caminhões ainda são os mais usados para transportes de cargas e fretes no país

Photo Credit: PhotoGraham via Compfight cc

Atualmente os meios de transporte mais utilizados para cargas no Brasil são os caminhões, que percorrem as estradas de todo o país realizando entregas para empresas e proprietários individuais. Para preservar as mercadorias distribuídas por todas as regiões e garantir que elas cheguem ao consumidor, é necessário fazer a contratação de seguros de transporte, serviços responsáveis por cobrir despesas caso algum problema aconteça durante o trajeto percorrido pelo transportador. Conheça alguns deles a seguir.

RCTR – C

Regulamentado pelo decreto de número 61.867, promulgado em 07/12/1967, o RCTR – C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) é um seguro que tem de ser contratado pelo transportador e que pode ser acionado em todo o território nacional.

RCF – DC

Chamado de Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga, o RCF – DC também é de responsabilidade das transportadoras, porém não é obrigatório. Sua contratação depende da aquisição do seguro RCTR – C.

Coberturas e características

Ambos são feitos para garantir a segurança da carga transportada, mas cada um possui diferentes vantagens. Com o RCTR – C a cobertura está relacionada a acidentes ocorridos com os veículos de transporte, o que inclui abalroamento, capotagem, colisão, explosão, incêndio ou tombamento. Esse seguro possui taxa média de 0,013% sobre o valor da mercadoria levada e ainda oferece cobertura para os locais usados pelos segurados, como pátios, depósitos ou armazéns, nos casos de explosões ou incêndios.

chave de caminhão

A segurança do motorista e das cargas é crucial para o êxito de um transporte

Photo Credit: Bugsy Sailor via Compfight cc

O RCF – DC também oferece cobertura nacional, mas prioriza os danos ocasionados à carga. Com taxa que varia entre 0,01% e 0,09% do valor do carregamento (de acordo com grau de risco), ampara o segurado diante da perda total ou parcial da mercadoria em situações de furto, estelionato, extorsão (simples ou sequestros) e apropriação indevida. Em ocasiões de roubo, especificamente, o segurado conta com a cobertura em trânsito e, até mesmo, em depósitos.

Benefícios

Mesmo dependendo da companhia contratada, esses seguros possuem uma ampla gama de benefícios para ajudar o cliente que precisa contratar um serviço de transporte. Entre os mais conhecidos estão o acesso gratuito a guincho e a pontos de apoio em qualquer lugar do país, os procedimentos que prezam pela preservação das cargas e as ferramentas disponíveis para o gerenciamento de riscos e monitoramento do transporte, como a averbação eletrônica, sistema que facilita a troca de informações. Vale destacar ainda a vantagem da assistência 24 horas.

Deixe seu cometário

1 Comentário para “Saiba mais sobre os seguros RCTR – C e RCF – DC”

  1. ANTONIO ROBISON

    Bom dia. Excelente sua matéria. Para mim que contrato transportadoras foi muito boa a explicação.

    grato.

    Robison

    Responder

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo