18 jun 2014
lugares-esquecidos

Photo Credit: PK Fotografie via Compfight cc

Em todo o território nacional há uma série de construções abandonadas, que foram erguidas por diversas razões: abrigar famílias, sediar indústrias, formar vilarejos ou servir à população de alguma maneira. Hoje, muitas delas são apenas ruínas que tentam resistir aos efeitos do tempo, mas todas guardam histórias interessantes. Algumas já foram até símbolos de riqueza e poder. Confira:

Velho Airão

A primeira cidade fundada no estado do Amazonas, em 1694, é um dos lugares abandonados mais conhecidos do país. Foi levantada às margens do Rio Negro para abrigar famílias que trabalhavam na extração de látex, produto muito valioso na época. Com a queda na produtividade, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o local entrou em decadência e foi completamente desocupado em 1984.

Fordlândia

A borracha também foi o motivo que levou o empresário norte-americano Henry Ford a fundar a cidade de Fordlândia no Pará. A fim de abastecer suas indústrias de automóvel com o látex beneficiado no Brasil, ele comprou uma área gigantesca e montou uma vila, onde instalou seu parque industrial. Os moradores eram pessoas da região que passaram a trabalhar nas fábricas. Após o falecimento de Henry Ford, seu neto Henry Ford II decidiu finalizar as operações na cidade.

Ararapira

Localizado no município de Guaraqueçaba, esse vilarejo paranaense foi construído no século XVIII como um ponto estratégico, no meio da rota entre São Paulo e Curitiba. Seu auge veio no século seguinte, quando chegou a ter o maior porto em movimentação de cargas do país. No entanto, com a abertura de novas vias de circulação na década de 1940, entrou em decadência. Atualmente seu cemitério ainda é visitado e usado por pessoa da região.

Cemitério de trens

Na cidade paulista de Paranapiacaba, está o cemitério de comboios que transitavam pela antiga São Paulo Railway, a primeira ferrovia do estado e a segunda do Brasil. Com o declínio do transporte ferroviário, vagões e máquinas acabaram sendo abandonadas nesse lugar que era um centro de controle operacional.

Torre de Zeppelin

Essa talvez seja a construção mais inusitada de Recife, capital de Pernambuco. Instalada na década de 1930 para receber os famosos dirigíveis, foi usada por apenas 7 anos e é a única torre desse tipo no mundo todo que ainda permanece intacta. Hoje, a Torre do Graf Zeppelin é considerada atração turística na cidade.

 

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo