10 mar 2014
dinheiro real

E você já pagou seu IPVA?

Photo Credit: BenjaminThompson via Compfight cc

Já começaram os pagamentos do IPVA 2014 e é importante manter o imposto em dia para evitar problemas com o licenciamento do veículo. Para que o proprietário possa programar-se melhor, a Secretaria da Fazenda divulga todo ano, até o fim de outubro, uma tabela com os valores (preço médio de mercado) que servirão de base para o cálculo do imposto a ser pago no ano seguinte.

Metade do valor arrecadado com o IPVA é direcionada ao município em que o automóvel foi licenciado e a outra parte fica para o Estado. O dinheiro é destinado a serviços básicos como saúde, educação, segurança, transporte e habitação. Portanto, manter o imposto em dia significa contribuir para que a sua cidade tenha mais recursos para investir no que é essencial.

O cálculo do imposto automotivo tem como base o valor venal (estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço de determinados bens) do veículo, obtido a partir de uma avaliação de mercado feita em setembro do ano anterior. Para isso são considerados marca, ano de fabricação, procedência, modelo e espécie.

pagamento IPVA

É sempre bom controlar os gastos para não ficar pendente com o Imposto

Photo Credit: Dave Dugdale via Compfight cc

No caso de veículos novos o que prevalece é o valor da nota fiscal. Quando o veículo é importado diretamente para o consumidor final, o valor considerado é aquele que consta no documento de importação, acrescido dos tributos e de outras despesas referentes à compra, mesmo que estes gastos já tenham sido recolhidos.

No momento de quitar o IPVA, os motoristas podem pagar uma cota única e com desconto em janeiro ou parcelar o valor total por até três meses. Essa condição serve para qualquer espécie de veículo automotor: carro, moto, lancha ou avião de esporte e lazer. Também é possível pagar no mês de fevereiro o valor integral, porém sem desconto. E no caso de parcelamento, a primeira quantia deve ser paga no prazo estabelecido, tendo uma exceção para caminhões. Este tipo de veículo tem o prazo para pagamento único e sem desconto estendido até abril. Se optar pelo parcelamento, o proprietário do caminhão tem os meses de março, junho e setembro para quitar seu imposto.

As datas de vencimento do imposto mudam de acordo com o final da placa do automóvel. A tabela informativa fica disponível aos motoristas na página da Secretaria da Fazenda de cada estado. O pagamento pode ser feito em bancos ou em lotéricas, informando o código Renavam do veículo.

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo