Ondulação Banner

Mudança interestadual: o que é e como fazer

mudanca interestadual
Foto: Unsplash

Independentemente de qual seja o motivo de se realizar uma mudança de cidade, é sempre um momento importante para alguém que vai iniciar uma nova, e completamente diferente, etapa da vida.

Em mudanças que envolvem períodos a longo prazo, geralmente com uma casa nova e um novo emprego, toda a logística presente em levar móveis e pertences demanda tempo, organização, e muita paciência.

Além disso, é difícil encontrar prestadores realmente comprometidos com esse tipo de serviço, colocando em risco o transporte dos pertences e podendo trazer muitos problemas.

Por isso, é comum muita gente ter dúvidas e inseguranças sobre esse assunto, não sabendo bem como proceder na hora de iniciar um processo de mudança interestadual.

Pensando em ajudar você, a equipe da Nacional Transportes preparou esse guia completo, que te informa como fazer uma mudança interestadual mais cômoda e sem maiores dores de cabeça.

Preparado para tirar suas dúvidas?

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quer realizar a sua mudança interestadual com uma empresa séria e que respeita todas as normas de segurança? Vai de Nacional Transportes!

O que são mudanças interestaduais individuais completas

Uma das categorias das mudanças interestaduais é a que realiza esse serviço de maneira individualizada.

Como o próprio nome sugere, aqui, o cliente terá fretado um caminhão de mudanças apenas para seus pertences, não tendo que se preocupar com dividir o veículo com caixas de outra pessoa.

Isso traz mais segurança para o cliente e gera menos confusão na hora da entrega, principalmente se forem rotas similares.

Além disso, nessa modalidade a mudança interestadual é mais rápida, entregue diretamente ao endereço final sem desvios.

Valores para mudanças individuais

Geralmente, os valores cobrados por empresas que prestam o serviço de mudança interestadual, individual ou não, são com base na quilometragem a ser percorrida.

Logo, quanto maior a distância, mais o cliente terá que desembolsar por esse transporte.

Os valores médios giram em torno dos R$ 3.000, levando também em consideração:
● a diária do caminhão;
● o material da embalagem;
● os profissionais contratados para o serviço.

Nesse caso, é interessante que o cliente busque por orçamentos e faça pesquisas, para encontrar a empresa de mudança interestadual com o melhor custo-benefício.

O que são mudanças interestaduais parciais

mudanca interestadual parcial
Foto: Unsplash

Aqui, estamos falando de processos de mudanças que não demandam o transporte da mobília de uma casa inteira, por exemplo, apenas alguns pertences.

Esse tipo de mudança é mais simples e tem um custo mais reduzido, quando comparada à mudança completa individual ou outros tipos de mudança.

Ainda assim, é preciso considerar a distância a ser percorrida, bem como a complexidade dos pertences a serem transportados: se necessitam de montagem, quantos profissionais irão acompanhar essa demanda, e questões afins.

Como funcionam as mudanças interestaduais compartilhadas?

Nesse tipo de mudança interestadual, o cliente aceita a condição de transportar seus pertences dividindo o caminhão de mudanças com outra pessoa, que geralmente está em uma rota parecida.

Essa modalidade é mais econômica para a empresa e para o cliente interessado.

Geralmente, a mudança interestadual compartilhada é indicada para quem pode contar com prazos mais flexíveis para mudanças, uma vez que ela costuma demorar mais.

Aqui, o cliente pode dividir o valor igualmente com a outra pessoa que vai usar o mesmo transporte, contando com a eficiência de uma mudança interestadual individual.

Como contratar mudanças compartilhadas?

Como acontece com qualquer tipo de mudança interestadual, a mudança compartilhada é realizada por uma transportadora especializada nesse tipo de serviço.

Aqui, o mais indicado é que o cliente faça uma boa pesquisa, checando valores e as referências das transportadoras analisadas, além de verificar se elas fazem o transporte de mudança compartilhada.

Com a transportadora escolhida, verifique os custos do frete, se a distância percorrida está na rota da empresa, além do tempo que levará para a mudança ser entregue ao seu destino final.

Também é interessante observar a necessidade de serviços extras, como os de montagem, embalo dos pertences e outras considerações.

Valores para mudanças compartilhadas

Quando em comparação com a mudança individual, a mudança compartilhada pode ser até 40% mais barata, saindo mais em conta para o cliente.

Claro que isso vai depender da distância em questão e da urgência da mudança, devendo tudo ser combinado com a transportadora.

Como escolher uma transportadora de confiança

mudanca interestadual transportadora
Foto: Pexels

O que mais preocupa a maioria dos clientes que precisam contratar um serviço de mudança interestadual é a segurança.

Como saber se meus pertences chegarão inviolados, inteiros e no prazo estipulado?

Ainda mais em mudanças completas, com toda a mobília da casa envolvida, é comum que as famílias se sintam receosas com esse tipo de serviço.

Para evitar dores de cabeça, a melhor opção é escolher uma transportadora de confiança.

Por se tratar de um serviço não muito usual, é comum que a primeira reação seja a de confusão completa, sem que nem se saiba aonde buscar por uma transportadora que realize esse tipo de serviço.

Fazer isso não é uma tarefa fácil – mas separamos alguns itens para você se atentar na hora de realizar a sua pesquisa e escolher uma transportadora que carregue credibilidade; confira:

Localizador de mudanças em tempo real

Muitas empresas oferecem uma espécie de GPS em seu serviço de rastreamento, para que o cliente possa acompanhar em tempo real todo o trajeto do veículo responsável pela mudança interestadual.

É como estamos acostumados a ver em entregas de encomendas, como o sistema usado pelos Correios.

Esse diferencial, além de passar mais segurança para o cliente, facilita na programação da chegada da mudança, com um dia e horário previstos, facilitando a organização para todos.

Contratando um bom seguro

Uma mudança interestadual está sujeita a situações como roubos, extravios, danos de cargas e ocorrências afins – que são desagradáveis e podem trazer muita dor de cabeça.

Para evitar esse tipo de estresse, também é interessante a contratação de um bom seguro para o processo de mudança.

É ele quem vai ressarcir o cliente no caso de alguma ocorrência na estrada.

Geralmente, uma boa transportadora já oferece esse serviço incluso no valor da mudança interestadual, para maior comodidade do cliente.

Fazendo o planejamento com antecedência

Não só para contratar uma transportadora de confiança, mas também para uma melhor organização pessoal, planejar o processo de mudança com antecedência faz toda a diferença.

No geral, passar por esse tipo de situação já é algo complicado: o início de algo totalmente novo, a despedida de amigos e familiares, a logística envolvida no transporte dos pertences.

Por isso, antes mesmo de escolher a transportadora responsável, um planejamento é uma sugestão altamente indicada.

Com ele, o cliente pode mensurar datas, verificar quanto de orçamento para esse serviço ele dispõe, além de notar a necessidade da contratação de serviços extras.

No geral, um bom planejamento é sempre uma boa ideia!

Verificando as referências da empresa

Outra parte importante e que deve ser levada em consideração na hora de escolher uma boa transportadora é a verificação das referências dessa empresa.

Pesquise as avaliações da empresa online e, se possível, busque por uma empresa que já seja conhecida de algum familiar ou amigo.

Verifique se a empresa tem um CNPJ regularizado, sem pendências, e se os serviços feitos contam com algum problema em sites de discussões online, como o Reclame Aqui.

Uma mão de obra qualificada é essencial para garantir a segurança dos itens transportados, e a tranquilidade do cliente até a entrega final.

Tome cuidado com cobranças adicionais

mudanca interestadual servicos extras
Foto: Pexels

Serviços como profissionais para montar e desmontar móveis, bem como o processo de embalar pertences e demandas afins podem ser extras oferecidos pela empresa, e é importante atentar-se a isso.

Verifique o que estará incluso no contrato da sua mudança interestadual, para que não ocorram cobranças indevidas e surpresas no valor final.

Se a contratação desses serviços for realmente necessária, converse com a transportadora as possibilidades e os valores unitários de cada um desses diferenciais, e se eles podem ser incluídos no pacote contratado.

O importante é sempre exigir que a empresa entregue o que foi combinado, e qualquer demanda extra, se de interesse do cliente solicitar a sua contratação.

Na hora de realizar o seu transporte interestadual, converse com quem entende!

A Nacional Transportes é referência em todo o Brasil com serviços de transporte de veículos e motos, respeitando prazos, normas de segurança e, principalmente, as necessidades do cliente.

Se você está buscando por uma transportadora de confiança, converse com o time da Nacional Transportes; clique aqui!

Verificando as referências da empresa

Apesar de parecer um processo complexo, a mudança interestadual não precisa ser uma dor de cabeça!

Depois de fazer a pesquisa pela melhor transportadora, checar referências, e fazer todo o seu planejamento, basta dar continuidade ao processo e aguardar com tranquilidade a mudança chegar ao destino previsto.

A contratação do seguro é essencial para essa tranquilidade, bem como desconfiar de empresas que oferecem valores muito abaixo do mercado.

Com essas dicas em mente, não espere mais para fazer a sua mudança interestadual!

Se esse artigo ajudou você, compartilhe com seus amigos e demais pessoas que possam se interessar!

Para mais dicas e informações sobre transportes, acesse o blog completo da Nacional Transportes, clicando aqui.

WhatsApp Ligue Grátis