Ondulação Banner

Frota de carros: o que é e como fazer a gestão

frota de carros
Foto: Reprodução/Internet

Cuidar de todos os veículos de uma empresa faz parte de uma gestão organizada e que preserva a durabilidade e qualidade dos automóveis que compõem a frota de carros.

E esse processo envolve uma série de atividades: centralizar dados, realizar manutenções nos carros, quantificar consumo de combustível, analisar rotas percorridas e muito mais.

Já deu para perceber que é um processo necessário para veículos rodando com muito mais eficiência e segurança, certo?

Ainda assim, o gerenciamento de uma frota de carros é uma logística complexa, e que causa dúvidas em muita gente!

Para ajudar com esse tema, a equipe da Nacional Transportes preparou um conteúdo especial sobre frota de carros e as características dessa gestão.

Tire suas dúvidas com esse guia completo logo abaixo; boa leitura!

Quer um transporte rápido, seguro e cômodo para seus carros e motos? Escolha a Nacional Transportes para levar seus veículos para qualquer região do Brasil!

O que é gestão de frota de carros?

A gestão de frotas é o gerenciamento de todos os veículos utilizados por uma empresa.

Essa organização pode ser para qualquer tipo de empresa que faça uso frequente de veículos de todo tipo: desde as de transporte ou coleta até as de prestação de serviços.

A equipe que trabalha nessa área é responsável por cuidar de todas as demandas que impactam a preservação e integridade dos veículos, sempre visando o melhor desempenho deles e uma redução de riscos e custos.

Não importa a quantidade de veículos utilizada pela empresa nem a recorrência dos transportes: se o negócio faz uso de carros, motos ou outros veículos automotores, a gestão de frotas é fortemente indicada.

Evolução da frota de veículos no Brasil

frota de carros no brasil
Foto: Pexels

Você já parou para pensar quantos carros existem no Brasil?

Em um país que depende do transporte para a maioria dos seus serviços básicos, e que tem grande espaço territorial e rodovias de ligação por toda parte, é de se esperar que o ramo de transportes seja uma área muito aquecida em nosso país.

E com razão: de acordo com matéria publicada pelo Auto Esporte, o Brasil conta com mais de 111 milhões de veículos registrados em 21 categorias.

Esse número só tende a aumentar, principalmente devido ao crescimento do comércio eletrônico, que aumentou a demanda de entrega de encomendas, alimentos, e vários outros artigos que, agora, as pessoas preferem receber em casa.

Além disso, cresce o número de trabalhadores que usam os veículos como ferramenta na sua profissão: você deve conhecer algum motorista de Uber ou entregador do iFood, ou mesmo já usou esses serviços, certo?

Indo mais a fundo nesses dados, acompanhar a evolução da frota de carros no Brasil está intimamente ligada à saber a idade média dos veículos em circulação no país.

De acordo com matéria publicada pela revista Quatro Rodas, a idade média da frota de veículos no Brasil é de 10 anos e 3 meses.

Isso é o reflexo de muitos fatores que influenciam a realidade nesse mercado: a diminuição no poder de compra de veículos, o comércio de veículos usados, as manutenções envolvidas, e uma série de outros pontos.

Quais são os principais tipos de frotas de carros?

Para uma gestão de frotas eficiente e assertiva, é necessário conhecer os mais variados tipos de frotas.

Cada conjunto de veículos conta com suas particularidades que direcionam suas necessidades logísticas, podendo variar de acordo com cada empresa e seus automóveis.

Conheça abaixo os principais tipos de frotas no Brasil:

Frota própria

Uma frota de carros próprios é a que é composta por vários carros comprados por uma empresa, sendo propriedade desse CNPJ específico.

É importante lembrar que, nesses casos, todas as responsabilidades e demandas relacionadas aos veículos são de responsabilidade da empresa – inclusive a gestão de frotas.

Como em todas as áreas e categorias, uma frota própria conta com vantagens e desvantagens; vamos discorrer abaixo sobre algumas delas.

Vantagens

Aqui, destacamos a centralização.

Como muitos empreendedores gostam de centralizar seus processos e atuar por conta própria no maior número de áreas possíveis, a frota própria ajuda com essa particularidade.

Além disso, esse modelo acaba trazendo mais eficiência para as demandas da maioria das empresas, principalmente as de prestação de serviços.

Desvantagens

Entre as desvantagens da frota própria, podemos destacar a desvalorização dos automóveis, que acontece muito mais rapidamente e sem muitas chances de recuperação.

Além disso, existe muita burocracia na compra de veículos, principalmente em grandes quantidades e em modelos variados.

Logo, a empresa que optar por uma frota própria deve estar preparada para todas essas exigências operacionais e de aquisição.

Frota terceirizada

frota de carros terceirizada
Foto: Reprodução/Internet

A frota terceirizada é totalmente diferente: a empresa contrata uma quantidade de veículos por um determinado período de tempo, de uma empresa especializada nesse segmento.

Geralmente, esses fornecedores buscam atender às necessidades da empresa contratante, oferecendo benefícios para uma parceria duradoura e vantajosa para ambas as partes.

Conheça algumas das vantagens de optar por esse tipo de frota de carros:

Vantagens

Contratar uma empresa terceirizada para a frota do seu negócio já livra a empresa de arcar com os prejuízos da desvalorização dos veículos.

Além disso, não é necessário se preocupar com contratação de seguros veiculares, buscar os carros em determinado espaço, pesquisar preços e fazer negociações com as montadoras.

A empresa que opta por uma frota terceirizada pode contar, também, com uma maior previsibilidade dos custos com essa demanda, negociando com o fornecedor e sabendo exatamente quanto do seu caixa precisará desembolsar para manter esse serviço.

Desvantagens

Claro que a frota terceirizada também conta com desvantagens: uma delas é a empresa não poder incluir os carros usados nos seus ativos, o que diminui o Custo Total de Propriedade, e o valor da empresa no mercado.

É preciso que a empresa analise o que é mais vantajoso para os seus serviços e para o desenvolvimento do negócio antes de escolher por terceirizar sua frota de carros.

Frota de carros leve

frota de carros leve
Foto: Pexels

Formada exclusivamente por carros categorizados como veículos leves, ou seja, carros de passeio, a frota de carros leve é indicada para negócios, ou setores de negócios, que não transportam grandes cargas ou muitas pessoas ao mesmo tempo.

Usar esse tipo de frota, além de ser mais econômico para a empresa, ajuda a melhorar a mobilidade nos centros urbanos, contribuindo também para a comunidade local.

Quer conhecer outras vantagens sobre a frota de carros leve? Confira:

Vantagens

Essa frota é composta por carros que demandam menos manutenção, além de serem mais fáceis de armazenar, dirigir, e até de encontrar profissionais habilitados a guiá-los.

Além disso, o consumo de combustível reduz consideravelmente, e os gastos paralelos, como o de trocas de pneus e peças, é mais acessível, e até menor.

Desvantagens

Aqui, é importante lembrar que esse tipo de frota não se encaixa em qualquer modelo de negócio: se a sua empresa faz entregas de encomendas, ou lida com deslocamentos em regiões rurais, por exemplo, talvez uma frota de carros leve não seja a melhor opção.

É comum que as empresas façam uma frota mista, com carros de passeio para determinadas demandas, e outros veículos para serviços que exigem carros mais robustos.

Entretanto, essa opção pode não ser a mais econômica para o caixa da empresa.

Frota alugada

Por fim, a frota alugada é a que funciona na modalidade rent a car: a empresa entra em contato com um fornecedor que aluga carros.

Apesar de não ser uma categoria comum para empresas, e mais para pessoas físicas, é um tipo de serviço usual, e que mantém um mercado recorrente.

Vantagens

Aqui, é possível contar com as mesmas vantagens de uma frota terceirizada: sem preocupações com desvalorização do veículo, seguro, manutenção e afins.

Ainda, se você é pessoa física, esse tipo de frota é ideal para necessidades pontuais, principalmente em negócios que ainda estão começando.

Desvantagens

Na frota alugada, o período de uso dos carros é curto: dias ou semanas.

Isso pode ser um problema para a empresa, que constantemente vai precisar renovar seu contrato e passar pelo processo inicial de alugar um carro.

Como melhorar os custos de logística para o transporte de frotas?

1 - Faça um planejamento considerando as datas limites para a chegada dos veículos de acordo com os locais de destino;

2 - Considere a formação de cargas de acordo com o trajeto, pois com um único envio é possível realizar tanto o embarque quanto o desembarque de vários veículos em regiões diferentes;

3 - Também é importante pensar nas regiões que necessitam de diferentes modais, como, por exemplo, cargas que precisam transitar por regiões que exigem o uso de balsas, pois o tempo do transporte pode ser maior;

4 - Pense no seu consumidor final. Oferecer comodidade é sinônimo é melhoria na mobilidade. Portanto, flexibilizar a entrega direta no endereço do seu cliente, além de melhorar a experiência, pode ser mais lucrativo;

5 - Busque empresas especialistas que podem oferecer soluções completas, do atendimento à integração em logística.

Quer um transporte de veículos com comodidade, praticidade, e que atenda às necessidades do seu negócio? Conte com a Nacional Transportes para entregas em todo o Brasil!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre frota de carros e a gestão dela!

Uma demanda logística muito importante, a gestão da frota de carros traz uma série de benefícios para o seu negócio:

• segurança jurídica;
• prevenção de acidentes;
• mais facilidade de transporte;
• controle dos ativos da sua empresa;
• controle dos custos envolvidos no processo;
• e muito mais.

Contar com esse tipo de serviço, dependendo do tipo de frota de carros, traz muito mais independência para as entregas da sua empresa, além de contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.

Na hora de contratar um serviço de transportes, converse com quem entende. Visite a página do nosso serviço para saber mais informações, solicite o nosso contato para falar com um especialista!

A Nacional Transportes cuida de toda a burocracia, e toda a distância, para que seus veículos cheguem a qualquer parte do Brasil com segurança e de acordo com as normas regulamentadas para o setor.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Para mais informações e dicas, confira o blog da Nacional Transportes.

WhatsApp Ligue Grátis