Ondulação Banner

Comprar carro em outro estado: entenda tudo sobre!

comprar carro em outro estado
Foto: Unsplash

São muitas as razões que levam uma pessoa a optar pela aquisição de carros em outro estado.

Seja para aproveitar melhores condições de compra de um carro usado, ou na ausência de concessionárias em cidades menores, até razões mais específicas, como o transporte de veículos adquiridos em leilões e carros antigos pertencentes a colecionadores.

É uma prática relativamente comum, mas que ainda carece de informação, podendo deixar muita gente confusa e até trazer riscos para esse processo.

Pensando em comprar carro em outro estado, mas não sabe como fazer isso? Veio ao lugar certo para tirar suas dúvidas!

A Nacional Transportes, especialista em transportar veículos, preparou um guia completo para te informar sobre essa prática e te ajudar a decidir se essa é a melhor opção de compra para você.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Transporte seu veículo de qualquer porte para qualquer lugar do Brasil: clique para conversar com a Nacional Transportes!

É possível comprar carro em outro estado?

Sim, é completamente possível comprar carro em outros estados, independentemente do modelo, ano, ou demais características do veículo.

Muita gente pensa que é ilegal ou que se trata de uma prática que traz problemas jurídicos, mas não: como qualquer outro bem, um carro é uma aquisição que você fazer de qualquer estado do Brasil.

Entretanto, comprar carro em outro estado exige uma série de adequações, além de questões relacionadas a impostos e documentação, como seria ao comprar um carro na sua cidade.

Como no Brasil, no momento da aquisição do carro o seu proprietário deve comprovar que reside no estado onde essa compra foi feita, no caso da compra de um carro em outro estado, o comprador deve pagar uma diferença no valor do ICMS.

Isso pode trazer vantagem econômica, dependendo do caso.

Vale a pena comprar seu automóvel em outro estado?

comprar carro em outro estado vale a pena
Foto: Pexels

Responder a essa pergunta vai depender de uma série de fatores que influenciam o custo-benefício da compra.

Considere a alíquota do ICMS na hora de comprovar a residência: se ela for do mesmo valor, ou menor, do que o valor no seu estado de origem, vale a pena comprar o carro em outro estado.

Além disso, verifique a possibilidade de ter que se deslocar até a outra cidade para finalizar a compra, gastando com passagem, hospedagem, e mais outros custos básicos de viagem.

Também deve ser analisado o tempo gasto em processos de revisão e verificação do carro e, se isso não pode ser feito à distância, pode ser uma demanda mais cara.

Risco de comprar automóvel em outro estado

Quando o assunto são carros novos, existem os mesmos riscos de comprar um automóvel na sua cidade de origem ou em outro estado.

Anúncios falsos são um problema comum, destacando modelos que não estão em perfeitas condições ou até com empecilhos em sua documentação.

Por isso, com a compra em uma concessionária, o fabricante oferece todo o suporte e garantias, além da assistência em todo o processo de compra, bem como a segurança nos pagamentos e facilidades de financiamento, quando for o caso.

Agora, quando a compra é de um carro usado ou seminovo, existem riscos um pouco maiores, que podem ainda se agravar quando a compra é de um automóvel em outro estado.

Podem ocorrer situações como falsificação de documentos, sinistros imperceptíveis, além do descobrimento de multas até então desconhecidas e constrangimentos afins.

Logo, na hora de comprar carro em outro estado, tenha atenção redobrada durante todo o processo.

Atualmente, é comum encontrar o serviço de assessoria e inspeção veicular, justamente para evitar esses riscos e garantir uma compra mais segura, seja para carros novos quanto para carros usados.

Transferindo um carro de um estado para outro

Cada Detran de cada estado conta com suas próprias regras, variando em algumas diretrizes, e é importante se atentar a isso na hora de transferir o carro comprado para o estado de origem do novo proprietário.

Quando a compra for finalizada, devem ser atualizados os documentos do veículo, bem como qualquer outro processo relacionado a uma seguradora ou instituições afins.

Além disso, a placa deve ser alterada logo após a mudança de estado.

Os valores para a alteração de placa costumam variar entre R$100 e R$200, dependendo do estado e dos trâmites.

É importante lembrar que os números e letras da placa são mantidos, trocando apenas cidade e estado no momento do emplacamento.

Como comprar carro em outro estado com segurança

comprar carro em outro estado com seguranca
Foto: Pexels

É importante se atentar para alguns cuidados na hora de comprar um veículo em outro estado, para realizar esse processo da forma mais segura possível.

Ficar atento à legislação vigente é o primeiro cuidado a se considerar, desde o planejamento até a compra.

É com o conhecimento das leis dessa área que pode-se evitar custos adicionais, surpresas tributárias e mais uma série de cobranças que podem tornar a compra de um veículo em outro estado algo não muito vantajoso.

Além disso, é preciso, também, avaliar bem a empresa ou a pessoa responsável pela venda.

Isso é essencial para evitar golpes e fraudes, além de poder realizar a aquisição do seu carro com uma empresa com boa reputação e boas avaliações online.

Também é interessante ficar atento às propostas que pareçam muito vantajosas, com valores muito abaixo dos valores do mercado.

Em casos assim, vale a pena buscar pelo histórico do veículo, verificando todas as suas procedências, possíveis danos ocultos e suas condições perante à Justiça.

Documentos necessários

Para que a transferência do carro de um estado para outro seja feito da maneira correta, são necessários os seguintes documentos:

● CRV (Certificado de Registro de Veículo) original;
● Certificado de Licenciamento Anual, o CRLV, que muitas vezes já consta no licenciamento;
● Comprovante de pagamento de débitos como impostos, encargos e qualquer tipo de multa em aberto.

Com esses dados verificados em mãos, é possível fazer a transferência do veículo entre cidades.

Dicas para adquirir um carro com o melhor preço

Comprando em um estado diferente do seu de origem, ou não, é sempre bom pesquisar bastante antes de adquirir um novo veículo.

Afinal de contas, o objetivo maior é sempre prezar pelo melhor custo-benefício, certo?

Preparamos abaixo uma lista com dicas para você comprar seu carro pelo melhor preço, confira:

Compras por CNPJ

Quando o interessado na compra é um empresário com CNPJ registrado, ou microempreendedor individual, o MEI, é possível comprar carros com valores mais baixos quando em comparação com compras por pessoa física.

Quase todas as montadoras oferecem descontos para pessoas jurídicas comprarem seus carros, com reduções que chegam a até 30% do valor total do veículo.

Para solicitar a compra de um carro por essa modalidade, é preciso apresentar o contrato social da empresa e a Inscrição Estadual, bem como documentos como o e-CNPJ, atestando a veracidade do empreendimento.

PcD sem doenças graves

Algumas pessoas com deficiência, dependendo da condição física, podem comprar veículos com algumas facilidades e descontos.

Entram nessa categoria portadores de

● deficiências físicas;
● deficiência auditiva;
● deficiência mental;
● pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista.

Entre essas facilidades e descontos, destaca-se a isenção parcial ou completa do ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e isenção total do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados.

Essas condições estão em vigor desde dezembro de 2021.

Além disso, é importante lembrar que clientes PcDs também não recolhem o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em compras financiadas, independentemente do valor.

Pense no transporte

comprar carro em outro estado transporte
Foto: Pexels

Se o seu plano é comprar um carro em outro estado, a questão do transporte dele é um ponto muito importante a ser considerado.

Quando pensar na logística envolvida, uma das formas de realizar esse transporte é o próprio proprietário dirigir o carro de volta para a sua cidade de origem.

Entretanto, se for um carro zero, é necessária uma autorização do Detran para a circulação em rodovias, federais e estaduais.

Considerar essa opção é arriscado, uma vez que o carro ainda não tem seguro, devendo o novo dono, então, arcar com possíveis prejuízos.

A melhor opção, nesses casos, é contratar uma empresa especializada no transporte de veículos entre uma cidade e outra.

Isso garante que o veículo chegue em segurança, em um prazo combinado em contrato com o proprietário, além do acompanhamento em tempo real, por meio do GPS, do caminhão responsável pelo transporte.

Além disso, é possível contratar um seguro para a viagem, o que torna todo o percurso ainda mais seguro para o proprietário e a transportadora.

Na hora de realizar o transporte do seu veículo de um estado para outro, conte com a Nacional Transportes!

São 189 bases operacionais em todo o país, que recebem veículos de todas as partes do Brasil com um agendamento de apenas 2 dias de antecedência: facilidade para você e para o recebimento da sua entrega.

Especialistas em transporte de carros, a Nacional Transportes leva seu veículo com toda a segurança para qualquer lugar do Brasil; clique para saber mais!

Verificando as referências da empresa

Se o seu plano é comprar um carro em outro estado, a questão do transporte dele é um ponto muito importante a ser considerado.

Quando pensar na logística envolvida, uma das formas de realizar esse transporte é o próprio proprietário dirigir o carro de volta para a sua cidade de origem. Entretanto, se for um carro zero, é necessária uma autorização do Detran para a circulação em rodovias, federais e estaduais.

Considerar essa opção é arriscado, uma vez que o carro ainda não tem seguro, devendo o novo dono, então, arcar com possíveis prejuízos.

A melhor opção, nesses casos, é contratar uma empresa especializada no transporte de veículos entre uma cidade e outra.

Isso garante que o veículo chegue em segurança, em um prazo combinado em contrato com o proprietário, além do acompanhamento em tempo real, por meio do GPS, do caminhão responsável pelo transporte.

Além disso, é possível contratar um seguro para a viagem, o que torna todo o percurso ainda mais seguro para o proprietário e a transportadora.

Na hora de realizar o transporte do seu veículo de um estado para outro, conte com a Nacional Transportes!

Especialistas em transporte de carros, a Nacional Transportes leva seu veículo com toda a segurança para qualquer lugar do Brasil; clique para saber mais!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre o processo de comprar carro em outro estado!

Apesar de considerar muitas variáveis, ainda é uma modalidade de compra e venda de veículos que pode trazer muitas vantagens para o comprador e para o vendedor, trazendo economia financeira, benefícios na negociação, e muito mais.

Ainda assim, antes de optar por essa forma de adquirir um veículo, analise todos os pontos para decidir se essa é a melhor opção para a sua compra.

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com outras pessoas que também possam se interessar!

Para mais dicas e informações sobre transportes, acesse o blog completo da Nacional Transportes, clicando aqui.

WhatsApp Ligue Grátis