Ondulação Banner

Como comprar moto de leilão, regularizar e retirar? [Dicas + tipos de leilões]

como comprar moto leilao
Foto: Shutterstock

Pensando em como comprar moto de leilão e o que deve ser feito para adquirir sua moto usando esse método?

Muita gente tem optado pela compra de motocicletas por meio de leilões, que têm se revelado um processo muito vantajoso e com melhor custo-benefício que a aquisição de motos na concessionária ou em feirões de venda de usados.

Em um post anterior, falamos sobre como comprar carro de leilão, com a descrição do processo completo e uma análise para você saber se essa é a melhor opção para você.

Hoje, vamos falar sobre como comprar moto em leilões!

Confira nosso guia para saber como funciona essa compra, quais as etapas no processo de regularização, e como retirar a sua moto.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Como funciona um leilão de motos online ou presencialmente?

Vamos começar com o direcionamento básico, que é saber como comprar moto de leilão, entendendo como funciona um leilão de motocicletas – que pode ser feito online ou na sua modalidade tradicional.

Um leilão de motos, como acontece com o leilão de carros, nada mais é do que a reunião de veículos que se encontram em situações bem diferentes de motos na concessionária, podendo ser veículos:
• apreendidos em blitz;
• descartados por renovação de uma frota;
• usados em testes promovidos pelos fabricantes;
• recuperados em ações judiciais por financiamentos;
• procedentes de órgãos públicos (Receita, Detran, Polícia).

Como não podem ser vendidos em feirões e nem em concessionárias, esses veículos vão a leilão.

Um leilão de motos, online ou presencial, começa com a publicação de um edital, que descreve as características do veículo em questão, bem como suas procedências e possíveis avarias.

Com base nessas informações, o comprador interessado, no dia da execução do leilão, oferece um lance, concorrendo com outras pessoas para a aquisição do veículo.

Leva o carro ou a moto aquele que oferecer o maior lance.

Arrematou moto em leilão e não sabe como trazer para casa? A Nacional Transportes faz a retirada do seu veículo! Clique aqui para realizar uma cotação 100% online com a gente.

Como comprar moto de leilão?

Seja na sua modalidade tradicional ou online, o arremate de moto em leilão segue um processo parecido.

Apesar de oferecer diversas vantagens e preços bem mais baixos em comparação ao restante do mercado, é preciso se atentar para as etapas de compras, bem como detalhes que devem ser observados para que você compre a sua moto de leilão com segurança.

Passo a passo de como comprar moto de leilão do Detran

como comprar moto leilao passo a passo
Foto: Unsplash

A compra de motos pelo leilão do Detran é uma das formas mais confiáveis de aquisição de motos em condições de recuperação financeira, apreensões, e até mesmo de pessoas físicas que cadastram o veículo para o arremate.

Com o tempo, tem se desmistificado essa concepção de que veículos de leilão não são confiáveis e que trarão algum problema no futuro.

O processo é seguro e, se o comprador se atentar para algumas dicas essenciais, pode fazer a compra com tranquilidade e adquirir uma moto por um preço bem abaixo do apresentado no mercado.

Confira o passo a passo de como comprar moto de leilão do Detran:

Realize o cadastro

Qualquer pessoa física pode participar de um leilão no Detran, sem nenhum tipo de certificação ou ter registro de pessoa jurídica: basta realizar o cadastro no site do órgão.

Para esse cadastro, é preciso reunir documentação básica, como RG e CPF, nome completo, endereço, e-mail, e telefone.

O cadastro pode ou não ser aprovado pelo Detran, infelizmente sem nenhum tipo de influência do interessado.

Porém, no geral, a grande maioria das solicitações de cadastro são aprovadas sem problemas, e o que pode empatar essa etapa costuma ser alguma pendência fiscal ou judicial da pessoa interessada.

Habilite-se para o leilão

Após ter o seu cadastro aprovado, navegue, no site do Detran, pelos leilões disponíveis, conferindo os editais em aberto e os lotes apresentados por eles.

Essa parte é importante e funciona como um filtro para o interessado conferir as regras de arremate e as condições das motos disponíveis.

Participe do leilão

Quando encontrar alguma moto que lhe interesse, você pode habilitar a sua participação, ou seja, entrar na lista de interessados por aquele veículo.

Isso acontece por meio de um lance: o interessado apresenta o valor que pode pagar, e aguarda o período de finalização dos lances, para conferir o arremate.

Funciona da mesma forma em leilões online de outras plataformas, bem como é bem similar ao processo de compra em um leilão presencial.

Como comprar moto de leilão de instituições financeiras

Muitas das motos disponíveis em leilões são frutos de apreensão por processos iniciados por instituições financeiras: pessoas que compram veículos por financiamento e, depois, não conseguem arcar com a dívida, perdendo o bem.

No geral, esses veículos não apresentam antecedentes que possam preocupar o comprador, e costumam até estar em bom estado de conservação.

As instituições financeiras podem apresentar seu próprio leilão online ou cadastrar essas motos em plataformas de leilão na internet.

Independentemente do site, o interessado deve seguir um processo parecido com o do leilão de motos do Detran: fazer um cadastro, aguardar a aprovação, e se habilitar ao leilão de interesse.

Como comprar motos de leilões de montadoras

A própria montadora de motos pode promover o seu leilão, apenas com veículos daquela marca, que foram usados em testes ou apresentados em showrooms – e não são vendidos na modalidade tradicional, na concessionária.

Essa é uma oportunidade muito segura de compra de moto em leilão, uma vez que o veículo pode ser praticamente novo.

O interessado deve acessar o site da montadora em questão e verificar o processo de compra no leilão da empresa, bem como as condições aplicadas.

Leilões de órgãos públicos

No caso de leilões de órgãos públicos, a disponibilidade de veículos aqui é oriunda de autoridades do governo que terão sua frota de carros ou motos atualizada.

Assim, os carros anteriores serão leiloados – geralmente em boas condições e com valores muito abaixo da categoria no mercado.

Leilões de pessoas físicas

Por fim, uma forma de como comprar moto de leilão que tem se popularizado muito: pessoas físicas que cadastram seus veículos em sites de leilão para serem vendidos.

Qualquer pessoa física interessada em vender a sua moto pode fazer o anúncio, na plataforma de leilões de sua preferência, e quem arrematar com o maior lance, leva.

Cuidados antes de comprar moto em leilão

como comprar moto leilao cuidados
Foto: Shutterstock

Como citamos, comprar moto em leilão pode ser um processo muito vantajoso e seguro, se o comprador se atentar para detalhes básicos, que contribuem para uma compra de sucesso.

Listamos abaixo as principais dicas; confira:

Use um site de leilão confiável

Se você optou por uma plataforma de leilão de carros e motos, deve se certificar de que esse site é realmente seguro para a venda de veículos.

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública possui, em seu portal, uma lista de leiloeiros cadastrados, que permite ao interessado verificar a legalização do leilão em questão, evitando cair em leilões clandestinos.

Atente-se à descrição do anúncio da moto

É importante verificar todas as informações disponíveis sobre a moto de interesse, antes de cogitar um lance.

Isso é essencial para checar possíveis avarias, as condições das peças, e até tirar dúvidas com os leiloeiros sobre detalhes do veículo.

Leia o edital do leilão

Esse é um dos pontos mais importantes da sua compra: atentar-se para o edital do leilão é fundamental.

Leia o documento com calma, analisando as regras e normas apresentadas pelo edital, que apresentam, inclusive, as condições de pagamento.

Todo leilão deve ter, obrigatoriamente, um edital – se você encontrou um leilão sem esse documento, desconfie.

Dicas de como encontrar boas ofertas e como se dar bem num leilão de motos

Para que essa aquisição seja um sucesso, separamos ainda algumas dicas para ajudar você a fazer a melhor escolha:
• veja se a moto de interesse precisa de regularização;
• confira a documentação da moto, verificando os antecedentes do veículo;
• pesquise o preço de mercado da moto, para ter a certeza de que você está fazendo um bom negócio.

Muitas leiloeiras apresentam diversas facilidades de pagamento, além de fazer ofertas sazonais – vale a pena conferir e fazer uma boa pesquisa antes de escolher o leilão, garantindo o melhor arremate.

Como regularizar moto de leilão?

como comprar moto leilao regularizacao
Foto: Shutterstock

Se você arrematou uma moto que precisa ser regularizada, é importante saber como fazer documento de moto de leilão.

O comprador deve seguir até um posto do Detran para iniciar a regularização da moto, estando conforme as seguintes exigências:

• ter a nota fiscal da compra;
• apresentar o auto do leilão;
• apresentar documentos básicos de identificação;
• ter a documentação da moto com o CRV, o Certificado de Registro do Veículo;
• pagar as pendências que podem estar na moto, como multas, IPVA atrasado e afins;
• fazer o pagamento das taxas de transferência de propriedade, de acordo com os requisitos da sua região.

Apenas após finalizado o processo de regularização é que a sua moto está habilitada a rodar.

Como facilitar o processo de retirada da moto de leilão?

Agora que você sabe como comprar moto de leilão, um ponto importante nesse processo é como fazer a retirada do seu veículo depois da compra.

Isso porque os leilões online facilitam muito a vida do comprador, garantindo maior comodidade na aquisição.

Depois de finalizado o seu arremate, certifique-se de que a sua moto vai ser entregue com segurança – e apenas uma transportadora especializada pode fazer isso!

A Nacional Transportes é referência em todo o Brasil no transporte de carros e motos para qualquer lugar do país, com segurança, comprometimento e satisfação total no nosso histórico de clientes.

Comprou moto de leilão e quer recebê-la em casa? A Nacional Transportes faz a retirada da sua moto e entrega em qualquer lugar do Brasil! Clique aqui para saber mais e fazer a sua cotação online.

Conclusão

Com esse guia completo, agora você sabe tudo sobre como comprar moto de leilão e fazer o seu arremate de forma segura e confiável!

A aquisição de moto em leilões cada vez mais tem conquistado os brasileiros, garantindo uma compra com melhor custo-benefício e veículos em ótimas condições.

Quer mais dicas? O blog da Nacional Transportes é repleto delas: vem se manter atualizado com a gente!

WhatsApp Ligue Grátis