Ondulação Banner

Como comprar carro online? Regularização e retirada [Dicas]

carro online 01
Foto: Shutterstock

Você já se perguntou como comprar carro online?

Esse tipo de pergunta, muitas vezes, nem passa pela cabeça das pessoas no momento em que estão planejando a compra de um novo veículo, uma vez que estamos acostumados com a ideia de ser um tipo de serviço prestado de forma física, pelas concessionárias.

Porém, com o advento da tecnologia e da internet, e com a consolidação dos marketplaces, esse cenário começou a mudar – e muita gente já compra carro online.

Principalmente quando o assunto são carros importados e modelos de coleção, a compra na modalidade virtual se tornou bem comum, com diversos portais de veículos e até leilões pela internet que realizam esse tipo de comercialização de forma segura.

Porém, como acontece na compra de qualquer bem, alguns cuidados são necessários para que essa aquisição ocorra da melhor forma.

Quer saber como comprar carro online e tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema? A Nacional Transportes ajuda você!

Confira abaixo um guia completo sobre esse assunto, saiba como funciona a regularização no processo de compra de carro pela internet, e entenda as condições básicas para retirada.

Acompanhe até o final e boa leitura!

É possível comprar carro online, sem precisar ir até a loja?

Sim, é possível comprar um carro pela internet, de maneira segura e cômoda, sem precisar sair de casa!

Especialmente devido aos acontecimentos e à proporção da pandemia da COVID-19, as empresas precisaram reinventar a sua forma de vender, seguindo protocolos de saúde e medidas que envolviam o isolamento social e a distância de seu público.

O ramo automobilístico não ficou fora disso, e a venda de carros na modalidade virtual ganhou mais força depois de 2020, agradando até os consumidores mais exigentes e conservadores.

Porém, como qualquer compra feita pela internet, saber como comprar carro online demanda atenção, cuidado e muita pesquisa.

Riscos de comprar um carro pela internet

O consumidor deve estar atento na hora de comprar um veículo pela internet, principalmente porque se trata de uma aquisição de alto valor, que demanda grandes investimentos.

Um dos perigos comuns de se comprar carro online é justamente a falta desse contato físico, que pode fazer com que detalhes da compra passem despercebidos.

Imagine comprar um carro pela internet e, quando recebê-lo em casa, perceber defeitos, arranhões, avarias e até falta de peças?

Ainda é comum, infelizmente, que muitos consumidores sejam vítimas de golpes de vendedores mal-intencionados: nesse quesito, é essencial checar a credibilidade do vendedor e não prosseguir com a compra se não se sentir seguro.

Comprou um carro online e quer recebê-lo em casa? A Nacional Transportes leva o seu veículo até você! Clique aqui para realizar uma cotação com nossos especialistas.

Como comprar carro online com flexibilidade, para fazer um bom negócio?

A venda de carros pela internet deve ter como pilar básico a flexibilidade, afinal de contas, é justamente pela praticidade de poder comprar sem sair de casa que as pessoas optam por compras no meio virtual.

Ainda mais uma compra tão importante como a aquisição de um veículo, a empresa responsável deve ser sempre proativa no que diz respeito a solucionar dúvidas e oferecer suporte ao consumidor, que muitas vezes não consegue ir à concessionária.

Por isso, você, como comprador, deve sempre buscar pelo melhor atendimento, fechando a compra com uma empresa comprometida e atenciosa, que possa enviar detalhes e fotos do veículo ou até mesmo levar o carro até você para uma análise.

Passo a passo de como comprar carro online com segurança

carro online 02
Foto: Unsplash

Está cogitando a compra de um carro pela internet? É importante fazer isso com segurança e por meio de uma empresa confiável.

Preparamos um guia completo com o passo a passo que você precisa seguir para adquirir de forma segura e sem arrependimentos o seu veículo; confira:

Escolha o site certo para a compra de carros novos e usados

Do mesmo jeito que a gente busca por um site confiável para comprar eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, por exemplo, deve-se pesquisar bastante, entre as diversas opções de marketplaces, para realizar a compra em um site seguro.

E não existe forma de fazer isso que não seja por uma análise minuciosa da loja virtual de carros, que podem ser novos ou usados.

Verifique a reputação da empresa no Reclame Aqui, e busque pelas avaliações dela no Google, sempre checando os comentários, para ler relatos de possíveis clientes insatisfeitos.

Ainda, se a empresa se mostrar promissora, avalie o atendimento recebido no processo de compra, aproveitando o momento para tirar dúvidas acerca de pagamentos e outras questões.

São exemplos de sites que realizam a venda de carros novos e usados:

• OXL;
• iCarros;
• Webmotors.

Desconfie de valores muito abaixo da Tabela FIPE

Essencial para precificar veículos, a Tabela FIPE é um recurso usado como referência para serem feitas negociações na compra de carros, ou também avaliações de veículos.

Na hora de comprar o seu carro online, valores mais baixos podem chamar muita atenção e ser tentadores, mas não se deixe enganar e desconfie de preços muito abaixo dos indicados na Tabela FIPE.

Esses valores reduzidos podem indicar problemas com o veículo e questões com a sua procedência, que podem não estar completamente especificados no anúncio.

Exija a apresentação dos Certificados de Registro (documentação do veículo)

Para ter certeza de que você está adquirindo um modelo de forma segura e confiável, é imprescindível que o vendedor apresente, no momento da negociação, a documentação do veículo, especificamente o Certificado de Registro de Veículos (CRV), e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Eles servem para atestar que:

• o carro foi licenciado de maneira correta;
• o veículo está apto para circular nas ruas;
• possibilita a transferência do carro para o seu nome;
• permite que você consulte a situação do carro junto ao Detran.

Tenha atenção aos detalhes do carro

Um dos principais pontos sobre saber como comprar carro online é a atenção aos detalhes do veículo, especialmente se for um carro usado.

Um tópico que merece destaque é a quilometragem do usado: sempre cheque o número no veículo, e compare o número de quilômetros rodados com o estado de conservação do carro.

Ainda, confira todos os detalhes possíveis e apresentados nas fotos ao avaliar o carro online, buscando por possíveis avarias.

Além disso, verifique também os itens que virão com o veículo, e tire suas dúvidas acerca de peças e acessórios.

Se possível, agende um test drive
carro online 03
Foto: Unsplash

Mesmo se tratando de uma compra online, muita da burocracia que envolve comprar um veículo pode ser feita à distância – mas a verificação do veículo pessoalmente é insubstituível.

Por isso, se for possível, agende um test drive com o vendedor responsável.

Esse é um momento crucial para verificar se o carro está em condições fiéis às descritas no anúncio, por isso, deve ser analisado com muita atenção.

Além disso, é um bom momento para conversar com o vendedor, tirar dúvidas, e verificar quaisquer outras informações relevantes.

Também é uma dica interessante levar um mecânico de confiança para avaliar o veículo e, se possível, dirija o carro por alguns momentos e avalie a experiência.

Compra do carro online: comunicação e transferência no Detran

Depois de finalmente efetuada a compra, chega o momento da regularização completa do veículo – talvez a parte mais burocrática de como comprar carro online.

Isso deve ser discutido desde o início do processo de venda, e o comprador deve tirar suas dúvidas com o vendedor durante toda a negociação.

Logo após efetuada a compra, o Detran da sua região deve ser comunicado, liberando um prazo de 30 dias para que toda a transferência seja feita.

Isso só pode acontecer por meio de uma ficha limpa do carro: sem multas, débitos ou qualquer outro tipo de pendência.

Qual é o tempo de garantia de um carro comprado online?

Essa é uma dúvida comum sobre como comprar carro online: existe garantia para o veículo nessa modalidade de compra?

Como previsto em Lei, pelo Código de Defesa do Consumidor, a compra de um veículo conta com um prazo de 90 dias para reclamações, considerações, e até mesmo a devolução do carro, se esse for o caso.

No caso da venda de veículos por meio de um vendedor particular, ou seja, sem o intermédio de uma empresa, a Lei não se aplica, e não existe garantia.

Como fazer cotação de frete / transporte de veículo comprado online?

carro online 04
Foto: Shutterstock

Comprou seu carro pela internet e quer saber como fazer a retirada?

Dependendo do marketplace escolhido, existem algumas opções de como esse processo pode ser feito.

O portal Webmotors, por exemplo, oferece a facilidade do Car Delivery: um serviço que entrega o carro diretamente para o consumidor.

Porém, analisando o custo-benefício, principalmente se o veículo for adquirido de maneira independente e estiver em outro estado, vale a pena investir em uma transportadora de veículos.

Transportadoras especializadas no transporte interestadual de veículos oferecem segurança e garantia da entrega do carro, com serviços de rastreamento e agendamento da entrega, conforme o combinado no momento da cotação.

Para receber o seu veículo em qualquer lugar do Brasil e com toda a segurança, converse com o time da Nacional Transportes! Clique aqui para fazer sua cotação online com a melhor transportadora do Brasil!

Conclusão

Agora você já sabe como comprar carro online!

Apesar de ainda ser um assunto que causa receio na maioria dos consumidores, com atenção e muita pesquisa, é possível adquirir o seu veículo com segurança e realizar uma compra satisfatória.

Para mais dicas e informações, acesse o blog completo da Nacional Transportes, clicando aqui.

WhatsApp Ligue Grátis