Ondulação Banner

Como comprar carro de leilão: principais dicas

como comprar carro de leilao
Foto: Reprodução/Internet

Alguma vez você já se perguntou como comprar carro de leilão?

Eles costumam ser oferecidos em valores atraentes, bem abaixo dos valores de mercado, sendo uma boa opção para quem pensa em trocar de carro, mas não tem a intenção de gastar muito com a aquisição.

Além disso, os valores iniciais dos carros são divulgados previamente, o que garante mais transparência na compra e a possibilidade de uma melhor organização financeira da parte do comprador interessado, dependendo, claro, do valor do arremate.

Ainda assim, existe muito receio da maioria das pessoas quando o assunto é comprar um carro de leilão.

Por isso, para ajudar você a saber como lidar com os trâmites e conhecer a fundo as procedências que envolvem a compra de um carro de leilão, a equipe da Nacional Transportes preparou esse conteúdo!

Confira abaixo nosso guia completo sobre o assunto e tire suas dúvidas sobre como comprar carro de leilão.

Boa leitura!

Procurando por transporte de carros e motos para qualquer lugar do Brasil? Achou Nacional Transportes! Clique aqui para realizar seu transporte com segurança e confiança.

O que é um leilão de carro?

Antes de saber como comprar carro de leilão, é importante saber o que é um leilão de carros e porque essa ideia vale a pena.

O processo de leilão de carros é dividido em cinco modalidades:
• leilão de montadoras, onde os carros que ficavam expostos no pátio não foram vendidos;
• leilão de órgãos públicos, que são organizados com bens passivos de organizações públicas;
• leilão de seguradoras, composto por veículos recolhidos pelas seguradoras devido a algum sinistro, como roubo ou furto;
• leilão de recuperação financeira, que compreende carros de proprietários que não conseguiram arcar com o pagamento do veículo, sofrendo busca e apreensão;
• leilão judicial, que é formado por carros que foram apreendidos em processos investigativos, criminais, ou por pendências na Justiça, que pode ser da vara trabalhista ou cível.

Além disso, atualmente tem crescido uma nova modalidade de leilão: a de venda direta.

Nessa forma de aquisição de veículos, empresas interessadas em leiloar seus carros contratam leiloeiros oficiais, para venda de ativos em leilões públicos.

A venda direta é uma forma de leilão que oferece preços ainda mais atrativos e a possibilidade de financiamento do valor do arremate.

Cada tipo de leilão de carro funciona de acordo com suas próprias diretrizes, que são devidamente comunicadas aos interessados na compra de um carro de leilão.

Como um leilão de carros funciona?

como comprar carro de leilao como funciona
Foto: Reprodução/Internet

Todo leilão de carros, independentemente da sua modalidade, obrigatoriamente conta com um edital, que apresenta de que forma irá acontecer a venda dos veículos.

O leilão é formado por lotes, onde cada lote é composto por um carro, que recebe uma descrição detalhada e completa de todas as suas características e procedências.

Com o avanço da tecnologia, os leilões agora podem ocorrer de forma presencial ou virtual, o que possibilita maior participação de pessoas no processo, sem mudar a sua forma de negociação.

Existem, ainda, algumas outras considerações acerca do funcionamento de um leilão de carros:
• o leiloeiro recebe uma comissão pela venda, que é de cerca de 5% do valor do arremate;
• se o comprador não conseguir cumprir com o valor oferecido no lance, é proibido de participar de leilões por tempo indeterminado;
• se o carro tiver algum tipo de pendência, estas devem ser regularizadas pelo comprador antes que ele retire o veículo;
• para que o comprador esteja ciente antes mesmo da compra, as pendências do carro estarão descritas no lote correspondente ao veículo.

Estando ciente dessas considerações, o comprador interessado já começa a compreender melhor como comprar carro de leilão, bem como detalhes que precisa considerar.

De onde vem os carros leiloados?

Para que o processo de aquisição de carros em leilão seja feito de maneira transparente, é justo que os interessados saibam de onde costumam vir os carros nessas condições.

Na teoria, qualquer tipo de veículo pode ir a leilão, mas existem algumas condições essenciais que fazem os carros serem vendidos dessa forma.

Uma delas é a recuperação financeira, onde seus antigos donos não conseguiram arcar com a dívida desenvolvida, levando o bem a ser apreendido.

Esse processo é feito pela própria instituição financeira, recuperando carros cujos donos ficaram inadimplentes e precisam quitar a dívida.

Também é comum que os carros de leilões venham das próprias montadoras e concessionárias, que são veículos em ótimas condições, mas provenientes de operações internas os processos de test-drives, não podendo mais serem vendidos como novos.

Logo, não necessariamente um carro leiloado precisa ser proveniente de algum histórico criminoso, como muita gente pensa, nem gerar desconforto ou desconfiança no processo de compra.

Cálculo da taxa do automóvel

O preço do carro fica descrito no edital do lote, e o comprador interessado deve estar disposto a arcar com esse valor, se conseguir o arremate.

Além disso, como mencionamos anteriormente, existe a taxa de 5% do valor da venda, que é a comissão do leiloeiro responsável, bem como uma pequena parcela, a ser definida pela organização do leilão, para o pagamento de despesas administrativas.

Nesse caso, é importante se atentar ao edital, verificando regras específicas de cada leilão e se as taxas estão de acordo com o previsto, evitando que o comprador caia em “armadilhas”.

Tudo depende do montante envolvido no arremate, bem como das regras de cada região do Brasil para processos de leilões.

Como é feita a preparação de carros para leilão?

A preparação dos carros para leilão vai depender muito da modalidade de leilão escolhida pelo interessado, como citamos acima.

No momento que o carro está sendo preparado para esse processo de venda, é feita uma inspeção completa no veículo.

Isso porque no edital do lote é preciso constar as informações básicas do carro e, principalmente, suas condições de uso, destacando características como: danos na lataria, avarias na parte interna, problemas de desempenho e até a falta de algumas peças.

Lembrando que é muito importante que o comprador interessado verifique o veículo antes do arremate, justamente para conferir se o que está descrito em edital realmente é a situação real do carro.

Listamos, inclusive, mais algumas outras dicas abaixo para ajudar você na hora de comprar seu carro em um leilão.

Dicas de como comprar carro de leilão

como comprar carro de leilao dicas
Foto: Reprodução/Internet

Agora já ficou mais fácil entender que o processo de compras de carros em leilões não precisam de todo esse tabu envolvido, certo?

Como em todo processo de aquisição de um bem de alto investimento, como um carro, independente das condições, é necessário ter alguns cuidados, para evitar dores de cabeça e constrangimentos futuros.

Separamos abaixo algumas dicas de como comprar carro de leilão, para ajudar você a realizar uma compra mais segura e tranquila; confira:

Procure informações sobre o modelo

Verifique tudo o que puder sobre o modelo em questão, até mesmo fazendo comparações sobre o mesmo modelo no seu estado zero km.

Isso ajuda em título de comparação, além de oferecer maior segurança na compra.

Uma boa dica é ter um mecânico de confiança para oferecer informações e uma perspectiva diferente do que apenas o olhar leigo de avaliação.

Mesmo sendo um veículo proveniente de processo de leilão, todas as informações dele devem estar de acordo com o previsto em edital, e não se deve pagar a mais por um modelo que apresenta defeitos ou graves avarias.

Avalie a gravidade dos problemas

como comprar carro de leilao e seguro
Foto: Reprodução/Internet

Principalmente veículos que vieram de processos de busca e apreensão, ou que passaram por processos da vara criminal, é importante avaliar os problemas envolvidos no carro.

Leia com atenção o edital antes da compra, e solicite o histórico do veículo antes do arremate.

Ainda, se possível, dê preferência para os leilões de montadoras, que geralmente oferecem carros em melhores condições e que não possuem histórico judicial envolvido, para maior segurança e tranquilidade com relação às condições das peças e detalhes afins.

Estabeleça um valor e negocie

Por fim, verifique se o valor apresentado para o carro realmente condiz com a atual situação dele.

Algumas casas de leilões abrem a possibilidade de negociação dos valores, dependendo do caso, e se houverem outras pessoas interessadas na compra oferecendo valores muito acima no processo de compra, talvez a aquisição do veículo, no momento, não seja tão vantajosa.

Sempre faça a comparação do valor do veículo, considerando suas condições e qual valor seria pago nele se fosse um veículo novo, ou seminovo, em processos de compra convencionais.

Só dê um lance se quiser comprar!

Esse é um detalhe muito importante acerca da compra de um carro de leilão: só dê um lance se você realmente puder arcar com esse valor, caso seja arrematado.

O comprador que não conseguir pagar pelo valor oferecido por ele mesmo pode, inclusive, ficar suspenso por tempo indeterminado de participar de outros leilões.

Como é feito o pagamento de um carro de leilão?

Geralmente, os leilões só trabalham com modalidade de pagamento à vista, em um prazo que costuma ser de cinco ou sete dias.

Além disso, existe o pagamento da comissão do leiloeiro responsável, que costuma ser de 5% do valor da venda.

Porém, com a modernização desse tipo de processo, algumas empresas de leilões trabalham com modalidades de financiamento e outras facilidades de pagamento.

Por isso, antes de decidir sobre qual veículo comprar em um leilão, é importante pesquisar casas de leilões, verificando seus serviços, procedências, e até os meios de pagamento.

Na hora de realizar o transporte do seu veículo de um estado para outro, conte com a Nacional Transportes: somos referência em transporte interestadual, com segurança e credibilidade; clique aqui para saber mais!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre como comprar carro de leilão e todo o processo envolvido nessa compra!

Mesmo com algumas ressalvas, quando feita com responsabilidade e muita pesquisa, a compra de um carro pela modalidade de leilão se revela muito vantajosa, com grande custo-benefício para quem não pode gastar muito na compra de um veículo.

Na hora de transportar seu carro comprado em leilão, conte com a Nacional Transportes para levar o seu veículo para qualquer lugar do Brasil!

Para uma compra ainda mais segura, confira nossa rede parceira de leiloeiros para arrematar veículos com transparência na procedência, e a segurança de estar fazendo um bom negócio.

Entre em contato com a Nacional Transportes para saber mais!

Se esse artigo ajudou você, não deixe de compartilhar com amigos ou outras pessoas que possam se interessar!

Para mais dicas e informações sobre automóveis, acesse o blog completo da Nacional Transportes, clicando aqui.

WhatsApp Ligue Grátis