25 abr 2014
ultrapassagem de veículos na estrada

É necessário muito cuidado ao fazer ultrapassagens nas estradas

Photo Credit: ☻☺ via Compfight cc

Uma das práticas mais perigosas realizadas no trânsito é a ultrapassagem, já que envolve um ou mais carros e também o aumento da velocidade. Essa manobra exige redobrada atenção dos condutores e só pode ser feita em locais permitidos, garantindo, assim, a segurança dos demais motoristas e passageiros.

Quando esse deslocamento é feito de maneira errada ou quando o limite de velocidade é excedido, em milésimos de segundos o condutor pode perder a direção e sair da pista, ocasionando acidentes graves, como capotamentos e colisões traseiras, laterais e frontais com outros veículos ou com objetos fixos.

Locais permitidos e proibidos

Ao decidir tomar a frente do outro carro, fique atento às placas de trânsito das ruas e rodovias. As faixas na pista também indicam se é permitido ou não realizar a ação nesse espaço.

É proibido ultrapassar em faixa contínua, por isso, antes de fazer a manobra certifique-se de que está em um trecho de faixa tracejada. Em vias de mão dupla, existem áreas nas quais há uma faixa contínua e outra tracejada no chão. Nesse caso, a sinalização tracejada indica sentido no qual esse tipo de passagem pode ser efetuado.

Nunca faça a ultrapassagem pela direita e também não use o acostamento para trafegar. Este espaço serve somente para casos de emergência. Em passagens de nível, travessias de pedestres, cruzamentos e proximidades, trechos de rodovia com perímetro urbano, viadutos e pontes é terminantemente proibido cruzar a frente de outro automóvel, sobretudo, se o locar apresentar curvas ou não permitir uma boa visibilidade.

ultrapassagem nas estradas

Dirigir com segurança evita acidentes graves

Photo Credit: huskyte77 via Compfight cc

Dirija com segurança

Sempre se questione se a manobra é realmente necessária naquele momento. Ao constatar que sim, não deixe de prestar atenção nas condições gerais do trânsito. Verifique se o espaço disponível para executar a passagem é suficiente e seguro. Após isso, dê o sinal de que irá mudar de faixa e faça o movimento. Se tiver dúvidas sobre a possibilidade de transitar sem riscos na via contrária, não faça o corte. Procure tomar a frente do outro carro e retornar à faixa correta o mais rápido possível, porém sem ultrapassar o limite de velocidade permitido.

Seja paciente

Para sua própria segurança e de todos que estão ao seu redor, tenha calma e atenção ao realizar a manobra de ultrapassagem e analisar as condições de tráfego. Só assim você poderá evitar acidentes e seguir a viagem com total tranquilidade.

 Dicas de Ultrapassagem Seguras – Honda

Créditos Youtube – Canal Harmonia no Trânsito

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo