26 mai 2014
logo fipe

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada no ano de 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). O excelente trabalho realizado pela organização é possível graças à infraestrutura do instituto e à ajuda de uma equipe de profissionais qualificados e com grande experiência.

Um dos serviços disponibilizados pela instituição é a tabela Fipe, que apresenta os preços médios de veículos no mercado brasileiro, servindo como um parâmetro para avaliações e possíveis negociações. O levantamento de dados primários é a base para a criação de índices e tabelas de valores praticados, mas as variáveis econômicas que interferem nesse segmento também são verificadas durante o processo.

Qual a função prática da Fipe?

O levantamento desenvolvido por essa fundação é utilizado principalmente por pessoas que não têm conhecimento de preços do segmento automotivo e, por isso, não sabem por qual valor vender ou comprar um carro, moto ou caminhão. Com ela, o motorista pode ter uma base para fazer uma boa negociação. A tabela Fipe também serve como base para o cálculo de seguros e do IPVA.

Quais fatores interferem no preço do veículo?

Os preços atuais variam de acordo com a cor, o estado de conservação, os acessórios inclusos, a potência do motor, o combustível ou qualquer outro fator que influencie nas condições de oferta e de procura por determinado veículo.

Referência de mercado

As indicações feitas pelo sistema da Fundação são referência nacional no setor de vendas de carros porque estão baseadas em pesquisa de preços realizadas em pelo menos 24 estados brasileiros, descartando os valores muito acima ou muito abaixo da média.

Forma de uso da tabela

A tabela Fipe tem sido utilizada há anos em contratos de financeiras e de seguradoras, para o cálculo dos valores de prêmios. Pelo site do Instituto, é possível pesquisar e conferir gratuitamente os preços de mercado de carros novos, seminovos e usados. A avaliação é simples e precisa, basta determinar o tipo de veículo (carro, moto ou caminhão) e o ano de referência para a pesquisa e inserir todos os dados do veículo (modelo, marca e ano) para obter o valor atualizado.

Vale ressaltar apenas três pontos: as importâncias são expressas em reais (R$); o ano do veículo refere-se ao ano do modelo; e não são considerados automóveis de uso especial ou profissional.

 Confira os índices atuais tabela FIPE

http://www.fipe.org.br/web/index.asp?aspx=/web/indices/veiculos/introducao.aspx

 

Deixe seu cometário

1 Comentário para “Tabela Fipe: saiba mais sobre esse parâmetro”

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo