31 mar 2014
seguro de carro

Fique do olho! Não deixe de fazer um seguro para seu carro.

Photo Credit: Highways Agency via Compfight cc

Ao adquirir um veículo, uma das principais precauções que o proprietário deve ter é contratar um seguro. Assim, ele estará protegido contra diversos tipos de problemas, como roubo, acidente, danos no motor, alagamento e incêndio. Porém, tão importante quanto ter uma apólice é saber qual o melhor plano para o seu perfil.

Base de cálculo dos seguros automotivos

Para calcular o seguro de um veículo, as empresas seguradoras levam em consideração diversos pontos: o modelo e o ano da fabricação do carro; o tipo de combustível; a região em que o proprietário mora e/ou trabalha; o local no qual o veículo será guardado (garagem com cobertura ou não) e, claro, o perfil do motorista (idade e tempo de experiência). Todos esses fatores mostram o quanto o carro ou a moto estará exposto a riscos. Quanto maior a exposição, mais elevado se torna o valor do seguro.
Além disso, o segurado pode escolher que tipo de auxílio deseja ter em caso de acidente ou problema mecânico. Entre as opções, estão serviços de guincho, carro reserva, abastecimento de emergência e outros. Também nesse caso, a conta é proporcional: quanto mais itens solicitados, maior o valor da cobertura de seguro.

Diferença entre motos e carros

Atualmente as empresas têm oferecido os mesmos serviços tanto para seguro de carro quanto para as apólices de moto. Ainda assim, existe uma diferença de valor quando modelos equivalentes (um carro e uma moto básica, por exemplo) são comparados, pois as motocicletas apresentam maior probabilidade de sinistro, por exemplo, maior risco de acidentes e furtos.

Coberturas Básicas

Tanto para automóveis quanto para motos, as seguradoras oferecem, em seus planos mais simples, proteção contra colisão, incêndio, furto e roubo e reparo de danos materiais, corporais ou morais.

Coberturas Avançadas

Já os planos com cobertura mais ampla podem incluir reposição total do valor do veículo (no caso de modelos 0 km) em caso de roubo ou colisão; serviço de reboque; e reposição de peças de proteção. Seguros de vida e de residência básicos também chegam a ser oferecidos em alguns planos.

Proteção constante

Não importa o modelo do carro ou da moto. É essencial que ele esteja segurado, pois acidentes e imprevistos podem acontecer até mesmo com os condutores mais cuidadosos. A dica mais importante é comparar preços e analisar o que as empresas oferecem, já que a diferença pode ser considerável de uma seguradora para outra.

Dicas para o Seguro do Carro:

Créditos Youtube – Canal Rafa 3257

8 Dicas para economizar no seguro do seu carro

Créditos Youtube: Canal Leonardo Nunes

Deixe seu cometário

1 Comentário para “Seguros de Carro – Informações e Dicas”

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo