20 ago 2019
um martelo de juiz, remetendo aos lances do leilão de carros e motos

 

 

O leilão de carros e motos vem ganhando popularidade nos últimos anos. Por isso, não é de admirar que cada vez mais compradores particulares tenham muitas perguntas sobre esse assunto. 

Para começarmos, vamos falar sobre os dois tipos de leilões: leilões judiciais e extrajudiciais.

Os leilões extrajudiciais estão abertos a qualquer pessoa e lá você pode encontrar carros e motos que vão desde ferros retorcidos até veículos novos. Eles costumam ser usados ​​por vendedores particulares, empresas de leilão, concessionárias, seguradoras, financeiras, bancos e até pelo Detran, para se desfazer dos veículos que ficam por lá, parados.

Na maior parte das vezes, os veículos em oferta podem ser novos e seminovos, com poucos detalhes de uso, mas que precisam ser observados quanto ao seu histórico. 

Veículos vindos do Detran ou de seguradoras, por exemplo, podem já ter passado por algum dano ou conter irregularidades para circulação.

Além disso, com a internet, é possível participar de leilões que estão acontecendo a quilômetros de distância! E você precisará saber como pagar o seu arremate e recolher o seu veículo no final de tudo. Por isso, é muito importante que você conheça bem os processos ou conte com alguém que entenda para conseguir orientações.

Leilão de carros e motos: como funciona?

Você pode participar do leilão de carros e motos pessoalmente ou online. Os veículos são listados com um preço inicial, o preço base, pedido pelo vendedor. 

Se o leilão for presencial, você poderá inspecionar o carro ou a moto. Se for online, você terá uma ficha técnica completa com todas as informações legais e de conservação, junto com fotos ou vídeos para poder se decidir. Você poderá fazer o seu lance, de acordo com as normas do edital, e definir o seu lance máximo.

No caso dos leilões presenciais, você precisará apresentar o seu lance para sobrepor a outros e observar se o valor ainda está dentro do seu orçamento. Já no leilão de carros e motos feito online, você poderá programar a cobertura de lances, até chegar no valor máximo estipulado por você.

Um computador, uma caneta, um óculos e um celular sobre uma mesa, remetendo à participação em um leilão online de carros e motos

Em um leilão de carros e motos, você pode pesquisar apenas por veículos do seu interesse: é mais rápido e fácil

É sempre bom lembrar que, no sistema de lances, dificilmente você poderá comprar um carro ou moto pelo valor do lance de base. Porém, existem casos em que os vendedores aceitam valores iguais ou até menores do que o mínimo estipulado no edital.

Assistir a leilões pessoalmente pode parecer um pouco agitado e bem confuso para um comprador de primeira viagem, por isso os leilões online talvez sejam uma escolha melhor. 

Além disso, os leilões online permitem que você defina seus parâmetros de pesquisa para mostrar apenas os tipos de veículos em que está interessado. Você também pode definir o orçamento máximo para os lances.

Se você tiver feito o lance vencedor, o veículo é seu. No entanto, há algumas taxas de leilão a serem observadas, mas isso sempre pode ser pesquisado e solicitado com antecedência, para que você possa incluí-lo em seu orçamento. As regras para leilões são bem diretas.

Você encontra um veículo que gosta, pesquisa, define seu lance máximo, licita e compra. E sim, os leilões são onde seus revendedores locais compram seus estoques, o que significa que os preços nos leilões estão muito abaixo do mercado.

Leilão de carros e motos online é realmente vantajoso?

Um leilão de carros online é uma excelente opção para compradores de automóveis que estão procurando um negócio incrível. O leilão de carros e motos pode ser uma maneira acessível para comprar um veículo de qualidade. 

No entanto, fazer a compra em um leilão real pode ser confuso e intimidante. Há algumas coisas que você precisa saber antes de considerar comprar em um leilão de carros online.

O leilão de carros e motos online têm seu próprio conjunto específico de vantagens e desvantagens quando comparados aos leilões que você normalmente compareceria pessoalmente.

O processo de licitação em veículos pode ser estressante. Os leilões de carros geralmente acontecem em grandes locais, como garagens e armazéns construídos propositadamente. Esses leilões costumam operar várias faixas de uma só vez, enchendo o local do leilão com ruídos, fumaça de escape e uma multidão de pessoas.

Pode ser um desafio manter a atenção concentrada em apenas um leiloeiro, e todo o barulho e confusão podem facilmente tornar-se esmagadores até mesmo para os participantes de leilões mais experientes.

Leilões online são menos estressantes

Uma pessoa com um tablet no colo, sentada na cama com um copo de bebida nas mãos, pronta para adquirir seu veículo em um leilão online de carros e motos

Um leilão de carros e motos pode ser muito menos estressante do que um leilão presencial

Comprar em um site de leilões online é uma experiência muito diferente. Os usuários não precisam viajar para um local específico e podem dar seus lances no conforto de sua própria casa. Além disso, você será poupado de toda a confusão que faz parte de um leilão presencial.

Isso não significa que não há estresse em todos os lances em um leilão online. Mas esta é uma experiência muito menos estressante do que visitar um leilão pessoalmente.

O básico de um leilão de carros e motos online

Registre-se em um site de leilão de carros e motos

A primeira coisa que você precisa fazer antes de comprar um veículo é se registrar em um site de leilões online. Você só precisará preencher um formulário simples e fornecer seu nome, endereço de e-mail e número de telefone. 

Antes de fazer o seu cadastro, é bom verificar se o sistema vai pedir um depósito de segurança para aceitar o seu registro no sistema. Você encontra todas as informações sobre registros e taxas na categoria de “Perguntas Frequentes” (ou FAQ) de cada site de leilão.

Pesquise seu veículo e faça uma oferta

Dentro do sistema do leiloeiro, você terá acesso a todos os editais e veículos disponíveis, bem como suas informações essenciais. É nesta etapa que você seleciona o veículo que mais atende às suas expectativas e registra seu lance único ou programado, de acordo com as suas possibilidades.

Enquanto navega, certifique-se de prestar atenção às informações vitais do carro ou moto. Você pode consultar relatórios de histórico de veículos e estimativas de reparo de seguro. Estabelecer o custo total dos veículos, e não apenas o preço de licitação, é uma prática importante na hora da compra.

Você também precisa verificar em que local o leilão de carros e motos está atendendo e as possibilidades de recolhimento ou entrega do veículo. Você precisa observar a localização, já que pode ser necessária a contratação de um transporte de veículos e de seguros.

Arremate

Depois de conferir todas as informações do edital e dar o seu lance, é chegada a hora de fechar a compra em si. Se o seu lance for o maior, o produto será arrematado por você e a casa leiloeira entrará em contato para tratar do pagamento e recolhimento do veículo.

Na maioria das vezes, tudo poderá ser tratado online. O boleto de cobrança e a comprovação do pagamento podem ser feitas por e-mail e o recolhimento do veículo feito por um procurador comum, com documentos simples e autorização.

No entanto, depois que o arremate é feito, o comprador tem cerca de 3 dias para arranjar tudo. Por isso, é muito importante que, antes de dar o seu lance, você tenha tudo planejado. Verifique a disponibilidade de transportes terrestres ou aéreos, prazos, preços e já deixe tudo arranjado, para não acabar gerando multas dentro da casa de leilão.

Opções de pagamento

Os compradores podem ter várias opções de pagamento, dependendo da plataforma do leilão, incluindo cartão de crédito, cartão de débito, cheque pessoal, cheque administrativo, ordem de pagamento, dinheiro e serviços de custódia. No entanto, nem todos os vendedores e plataformas aceitam todas as formas de pagamento.

Os cartões de crédito oferecem aos compradores a maior parte das proteções ao consumidor, incluindo o direito de buscar um crédito do emissor do cartão de crédito se o produto não for entregue ou se o produto recebido não for o produto solicitado.

Normalmente, os vendedores que usam sites de leilões para pessoas físicas – ou B2C – aceitam pagamento por cartão de crédito. No entanto, alguns vendedores ou casas de leilão podem exigir o pagamento por cheque administrativo ou ordem de pagamento antes de enviar o item ao licitante vencedor.

Arrematei um veículo em outro estado: como faço para recolher?

Um caminhão em uma estrada, transportando um veículo adquirido em um leilão online de carros e motos

Para recolher seu veículo comprado em um leilão de carros e motos, o mais indicado é contratar uma transportadora de veículos

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que buscam informações sobre leilão de carros e motos online. De fato, ao buscar leilão de carros e motos online, você vai encontrar infinitas possibilidades de ter um veículo novo, mas dificilmente será perto de casa.

Nesses casos, a melhor solução é buscar uma transportadora. Ao começar o processo de lances em um leilão de carros e motos, entre em contato com uma transportadora de veículos e faça a cotação do transporte e dos seguros necessários. Tenha tudo isso em mãos para facilitar na hora de fechar o contrato logo depois do arremate. 

Algumas casas de leilão oferecem tempos muito curtos para o recolhimento da carga e, por esse motivo, você precisa estar com tudo já encaminhado. 

Nesses casos, o mais conveniente é que você faça o orçamento para uma entrega agendada, já que o veículo arrematado não poderá ficar no pátio do leiloeiro enquanto espera a próxima rota para a sua cidade. 

Mesmo nos casos em que o veículo é enviado via transporte aéreo, você precisa de uma boa transportadora para recolher o veículo no pátio e levá-lo até o aeroporto ou ponto de recolhimento.

Veículos com circulação vedada também precisam ser transportados

Em alguns casos, o veículo arrematado poderá vir com a marcação de circulação vedada. Isso significa que ele ainda possui algumas irregularidades com o Detran e você terá que ajustar antes de começar a circular com ele nas ruas.

Nesses casos, mesmo estando na mesma cidade que você, o veículo precisa ser recolhido no pátio ou garagem por uma transportadora, que o levará até a sua casa ou oficina mais próxima para os reparos. O importante é nunca tentar dirigir um veículo com circulação vedada, para que ele não seja novamente recolhido pelo Detran e você perca a sua compra.

Conheça a Nacional Transportes

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente
2. Origem e Destino
3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo