24 abr 2014
caixa de ferramentas

A revisão é algo necessário pois além de manter a qualidade de funcionamento do veículo ainda pode salvar vidas

Photo Credit: Jessie Romaneix © via Compfight cc

Seja nas férias ou num feriado prolongado, viajar com a família e com os amigos é uma das melhores opções para descansar, divertir-se e desligar-se dos problemas do dia a dia. E para evitar problemas com atrasos de ônibus e rodoviárias lotadas, muitas pessoas preferem fazer esses passeios de carro. Nesse caso, antes de pegar a estrada é essencial verificar se o automóvel está em boas condições, pois, com essa atitude, é possível evitar imprevistos e garantir a segurança dos passageiros. Mesmo quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica, deve fazer uma revisão veicular alguns dias antes da viagem.

O que revisar?

Pneus

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter profundidade mínima de 1,6 mm. Isso é fundamental para a drenagem correta da banda de rodagem quando a pista estiver molhada. Outro fator a ser observado é a pressão, que precisa ser ajustada de acordo com a quantidade de passageiros e de bagagens. Verifique também o estepe, pois ele pode ser crucial na viagem.

Rodas

Confira se a estrutura de ferro não possui partes amassadas. Muitas vezes a pressão de um pneu está mais baixa que a dos outros devido a esse problema, que facilita a saída do ar. Caso haja avarias, leve o carro a um bom mecânico para arrumar a área amassada.

Sistema elétrico

Certifique-se de que as lanternas, o pisca-alerta e os faróis estejam funcionando normalmente. Eles são muito importantes à noite e nos casos de chuva, de neblina e de parada no acostamento.

Motor de carro

Cuidados básicos podem aumentar a vida útil do veículo

Photo Credit: JUST Concepts via Compfight cc

Balanceamento das rodas e alinhamento da suspensão

Cheque se o volante não está com vibrações quando o carro atinge velocidades mais altas e se a direção não está desalinhada, ou seja, se o veículo não está pendendo para um dos lados.

Na revisão do carro, veja também se a suspensão não está ruídos característicos de peças frouxas.

Outros itens

É importante conferir também as molas e amortecedores, o freio, o sistema de ignição e de injeção, o motor e os rolamentos.

Equipamentos indispensáveis

Os principais equipamentos que devem ser verificados na revisão de veículo são o macaco, o triângulo e a chave de roda. Esses itens devem estar funcionando muito bem, pois são essenciais em situações inesperadas.

Cuidados que o motorista deve ter

Antes de sair para viajar, é necessário tomar mais alguns cuidados para garantir um passeio tranquilo e seguro. O motorista deve dormir bem para não ter sono ao volante, alimentar-se corretamente, realizar exames de rotina e não pode, em hipótese alguma, ingerir bebida alcoólica.

 Revisão Veicular é Fundamental

Créditos Youtube – Canal Consórcio de Automóvel

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo