28 abr 2014
o carro mais antigo do mundo

De Dion Runabout foi produzido em 1884 – 130 anos de História

A indústria automobilística é, sem dúvidas, um dos setores mais importantes da economia mundial e um dos melhores exemplos de desenvolvimento tecnológico. Com origem no fim do século XIX, seu crescimento foi influenciado pelo aumento da necessidade e do fascínio dos homens por essas máquinas. E mesmo com modelos cada vez mais modernos, os carros antigos continuam a causar encantamento, como o De Dion Runabout. Quer saber mais sobre ele? Leia as informações a seguir.

Características do automóvel

Produzido em 1884, na França, pela De Dion-Bouton, o veículo foi um dos primeiros automóveis a serem fabricados no mundo. Por isso, os 6 exemplares que ainda existem são considerados os carros mais antigos do planeta. Na época, o modelo foi representou uma inovação para a indústria em geral, e não somente para a automobilística.

Bastante simples, o De Dion Runabout transportava somente o motorista e não possuía sistema de suspensão. O fato mais curioso é que ele era movido a vapor d’água, pois os motores a combustão ainda não existiam. A movimentação do veículo era garantida por uma caldeira e uma fornalha localizadas na frente do banco do condutor. Nesse local, a lenha era armazenada e queimada para esquentar a água e, consequentemente, gerar o vapor.

O automóvel alcançava até 55 quilômetros por hora e oferecia uma autonomia de 32 quilômetros. Depois disso, era necessário inserir mais lenha na fornalha para fazê-lo andar. Mesmo com essas limitações, o veículo participou da primeira corrida de automóveis, realizada em Paris, no ano de 1887.

De Dion carro mais antigo do mundo

Aparições do De Dion Runabout – Veículo era movido a lenha e fazia em média 55 km/h

Unidades exclusivas

Não há registros exatos sobre a quantidade de exemplares que foram fabricados. Todavia, como o sistema de produção era quase artesanal, acredita-se que o número de carros desse tipo tenha sido bem pequeno.

Leilão do automóvel

Um dos seis modelos que ainda existem no mundo foi leiloado nos EUA em outubro de 2011. O exemplar de 130 anos, que pertencia ao renomado colecionador John O’Quinn, foi arrematado  pelo incrível valor de 4,62 milhões de dólares, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de reais.

O novo proprietário, que não teve o nome divulgado, adquiriu uma verdadeira relíquia da história da indústria automobilística e certamente vai poder divertir-se com o carro, afinal, ele ainda funciona perfeitamente.

Já imaginou ver um De Dion Runabout pelas ruas hoje em dia? Seria no mínimo inusitado, não é mesmo?

Veja o vídeo do Leilão onde o De Dion foi vendido:

 Créditos Youtube – Canal Jordantacc

Deixe seu cometário

1 Comentário para “De Dion Runabout – O Carro mais Antigo do Mundo”

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo