2 jul 2014
caminhão do futuro

O caminhão do futuro foi desenvolvido na Alemanha

Desenvolvido na Alemanha, por engenheiros da Universidade Técnica de Munique, o InnoTruck é  resultado de um projeto chamado Diesel Reloaded, que propõe a criação de um novo conceito de transporte, automatizando o tráfego e transformando a tarefa de agentes de trânsito, motoristas e encarregados de cargas em atividades muito mais seguras e menos desgastantes.

A ideia do projeto é evidenciar como as buscas por inovações tecnológicas e menor consumo de recursos ambientais repercutem também no trânsito.

As características e o conceito futurista do veículo

Com um visual excêntrico, o InnoTruck é um caminhão que possui uma cabine semelhante à de um avião. Contando com a ajuda de aplicativos plug-and-play e ligado a uma central de computação, o modelo inovador servirá como plataforma de testes para sistemas de comunicação inteligentes voltados para a infraestrutura de trânsito, com atuação veículo-infraestrutura e veículo-veículo. Esses sistemas terão o caminhão futurista como um centro de dados.

Essa inovação consiste em redefinir o paradigma de veículos automotores. Esses carros passariam a ser vistos como sistemas integrados de informação e comunicação, usando para isso uma arquitetura de produção em escala e em módulo, capaz de classificar a capacidade de movimentação como mais uma forma de comunicação.

Carros futuristas

As fabricantes de veículos procuram sempre inovar e desenvolvem cada vez mais automóveis com tecnologias que surpreendem a todos. Um bom exemplo são os carros autônomos, que não precisam de motorista para movimentar-se. Muitos desses carros do futuro ainda estão sendo estudados e testados, mas esse tipo de veículo já é almejado para os próximos anos.

As empresas costumam adaptar modelos reais para que se tornem futuristas. Alguns exemplares contam com verdadeiras salas de estar em seu interior, com televisores, poltronas reclináveis e até máquina de café. Outros são como escritórios e o usuário pode aproveitar para trabalhar enquanto vai de um lugar a outro.

Esses automóveis, além de apresentarem designs modernos e curiosos, são projetados com tecnologias especiais que visam poluir menos o meio ambiente. Na maioria das vezes, possuem motores hídricos ou elétricos. Aliás, os motores hídricos e com propulsão a hidrogênio devem chegar ao mercado no próximo ano.

Alguns modelos futuristas revolucionaram o conceito de condução e podem ser manejados por meio de simples movimentos do motorista. Muitos possuem sistema de reconhecimento da voz e da imagem do condutor. Há protótipos que até são capazes de reconhecer o estado de ânimo do condutor, sugerir itinerários e mudar a cor da carroceria.

 Confira a montagem do Innotruck

Créditos Youtube – Canal TUMuenchen1

 

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo