28 fev 2014
caminhao-cegonha

O caminhão cegonha possui uma relação direta com as empresas de transporte e logística

Existem diversos tipos de caminhões e carretas que realizam o transporte de produtos. Para levar encomendas com um tamanho considerável, como carros e até mesmo outros caminhões, foi criado um modelo especial de carreta, popularmente conhecido no Brasil como caminhão cegonha. Esse exemplar é responsável por carregar mercadorias de grande valor com segurança e eficiência.

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) existem normas específicas para esses caminhões. São elas: Combinações para Transporte de Veículos (CTV) e Combinações para o Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTPV). Um cegonheiro deve ter 2,60 m de largura – ou 3 m quando for usado para o transporte de ônibus e caminhões –, 14,00 m de comprimento para veículos simples e 22,40 m para os que são articulados ou que possuem reboque. As marcas mais conhecidas para esse tipo de caminhão são Scania, Volvo, Mercedes Benz e Volkswagem, que são renomadas no mercado de veículos de qualidade e apresentam ótimo desempenho em transporte de mercadorias.

cegonha transporte veiculos

As marcas mais conhecidas para esse tipo de caminhão são Scania, Volvo, Mercedes Benz e Volkswagem

Também há padrões relacionados à carga que precisam ser seguidos: 29 t para veículo não articulado; 39,5 t para os que possuem reboque ou semirreboque (exceto caminhões); 45 t de peso bruto total combinado para articulados com menos de 16 m, veículos com duas unidades e comprimento inferior a 17,50 m e veículos com mais de duas unidades; 48,5 t para articulados com duas unidades, de eixo triplo ou distanciados e que tenham comprimento igual ou maior que 16 m; 57 t para articulados de duas unidades e de tamanho igual ou superior a 17,50 m. O número de veículos que podem ser carregados depende do tamanho do caminhão. O mais comum é transportar de 10 a 11 automóveis.

O caminhão cegonha possui uma relação direta com as empresas de transporte e logística, pois são elas que mais usam esse tipo de condução a fim de agilizar a entrega de carros e outros tipos de automotor, sejam eles de pequeno ou grande porte. E sob uma visão estratégica de marketing, os veículos cegonhas também podem servir como outdoors ambulantes, divulgando a marca da empresa por onde passa.

Esses caminhões demonstram grande desempenho e são imprescindíveis para a indústria de transportes no Brasil e em todo mundo, pois são responsáveis por cargas de alto valor e que seriam deslocadas de maneira lenta e gradual se não fosse pela estrutura de uma cegonha.

Para finalizar, confira este vídeo que mostra um pouco da história dos caminhões cegonha em imagens:

Evolução dos Caminhões Cegonha

Créditos Youtube – Canal ecoeantigos
 

 

Deixe seu cometário

5 Comentários para “Caminhão Cegonha – Saiba mais sobre esse veículo de transporte”

  1. Olá gostaria de saber qual a altura máxima de uma cegonha carregada e a altura normal com carros populares.

    Responder
    • Nacional Transportes

      Olá Sr. Gilson, boa tarde.

      Os caminhões com carreta cegonha podem trafegar com até 4,95m de altura, entretanto, em uma carga com veículos pequenos trafega com aproximadamente 4,40m de altura, mas pode variar muito de acordo com o modelo do equipamento, carretas mais modernas auxiliam na formação das cargas.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,
      Bruno Souza
      Equipe de Apoio – Nacional Transportes
      0800 071 8024 / +55 71 3289-6100

      Responder
      • Entendi….uma outra pergunta é muito difícil conseguir uma vaga de motorista Cegonheiro…e esses histórias que Vc precisa de 1milhão pra agregar uma carreta nesse tipo de transporte grato.

        Responder

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo