20 jun 2014
caminhão cegonha

Como são transportados os carros?

O veículo projetado especificamente para o transporte de veículos automotores é conhecido no Brasil como caminhão cegonha ou, simplesmente, cegonheiro. Muito comuns em nossas rodovias, esses caminhões possuem uma relação direta com as grandes empresas de transporte e logística, já que agilizam a entrega de mercadorias por apresentarem grande capacidade de carga e alto desempenho.

Dimensões

As cegonheiras são considerados veículos longos e podem trafegar com 22,4 m de comprimento e no máximo 4,95 m de altura, estas medidas podem variar um pouco de acordo com a carga que esta sendo transportada. Por serem considerados veículos longos, os caminhões cegonha necessitam de uma autorização especial para poder transitar nas rodovias federais, estaduais ou municipais, este tipo de licença é conhecida como AET.

Diferença e quantidade de carga

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) os caminhões cegonha possuem diferenças em relação à carga que transportada e são conhecidos pelas siglas CTV (combinação de transporte de veículos) e CTVP (combinação de transporte de veículos e cargas paletizadas). O primeiro é fabricado especificamente para o translado de automotores. O segundo, além de automóveis, pode levar também mercadorias paletizadas (empilhadas sobre uma espécie de estrado de madeira ou plástico, presas por fitas metálicas ou plásticas). Um cegonheiro transporta em média de 10 a 11 veículos.

Requisitos de segurança

Esses caminhões possuem requisitos técnicos e de segurança que não podem deixar de ser cumpridos. Todos os carros transportados, por exemplo, devem ter os pneus presos à estrutura da carreta com cintas de nylon. Na parte traseira do caminhão precisam constar informações sobre suas dimensões. Isso serve de orientação para os motoristas na estrada, caso decidam ultrapassar o cargueiro.

Também é obrigatório o uso de luzes laterais a cada 3 metros em ambos os lados do caminhão. Além disso, ele deve estar sempre equipado com sistema de freios conjugados entre si.

A velocidade máxima de um caminhão cegonha, segundo norma do CONTRAN, é de 80 km/h e veículos com comprimento acima de 19,8 m estão proibidos de transitar em vias simples no período da noite. Em pistas duplas não há restrições quanto aos horários.

Como os carros são colocados na cegonha?

Estes caminhões são constituídos de dois pisos, sendo o de cima inclinável. O sistema de inclinação é acionado por meio de mecanismos hidráulicos e facilita o carregamento e a descarga dos automóveis. Mas, para que tudo saia bem durante a viagem, além de saber dirigir um cegonheiro, o motorista precisa estar apto a lidar com esse sistema.

Deixe seu cometário

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo