O espírito empreendedor é uma característica de muitos brasileiros. Seja por necessidade ou por oportunidade, é comum ouvir histórias reais de pessoas que encontraram soluções inovadoras para resolver problemas cotidianos. E existem dados que comprovam isso. De acordo com o estudo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), publicado ano passado, mais de um terço da população adulta no Brasil está envolvida com alguma atividade empreendedora e o país ocupa a quarta posição na proporção de empreendedores na população adulta, entre os 50 países analisados.
No meu caso, a vontade de empreender veio com a inquietude da adolescência, quando, aos 13 anos, comecei a trabalhar na empresa do meu pai, todos os dias após o colégio. Conhecendo todas as áreas da companhia e vivendo o dia a dia da operação, o que era vontade se transformou em propósito e foi a motivação para, anos depois, criar a Nacional Transportes, que completou dez anos em 2020.
Empreender no Brasil não é fácil e quem se arrisca sabe que o sucesso não vem rápido. É preciso lidar com o excesso de burocracia, dificuldade de acesso ao crédito, a alta carga tributária … a lista é longa. Quando começamos, a sede da Nacional estava localizada em uma sala alugada de 13m2, anexa a uma oficina mecânica, em Lauro de Freitas – região metropolitana de Salvador (BA). Atualmente, além de uma sede própria em Salvador, temos duas filiais e mais 180 bases de apoio operacional estrategicamente posicionadas em todo o território nacional. Essa rede nos dá suporte para atender mais de 75 mil clientes. Os desafios ainda existem, mas compartilho abaixo algumas lições que aprendi ao longo desses dez anos:
1. Conheça bem sobre o seu negócio
Esse é um dos, senão o aprendizado mais importante. Ter tido a oportunidade de atuar previamente no setor foi essencial para que eu pudesse entender quais inovações eu deveria implementar, quais processos ajudariam meu negócio a evoluir e, principalmente, quais profissionais eu precisaria ter na equipe para fazer minhas ideias virarem realidade. Por isso, estude, faça cursos, se consulte com especialistas do mercado em que você quer se inserir, leia, se informe. Isso é fundamental para que você comece com uma base sólida.
2. As pessoas são seu ativo mais valioso
Não importa se você tem 2, 10 ou 100 funcionários, são eles que vão traduzir a sua visão do negócio para o dia a dia da operação. Uma equipe constantemente sob pressão, que recebe demandas que não compreende e não tem feedbacks claros, não vai ser produtiva, não vai praticar a empatia e em pouco tempo deixará de compartilhar do seu propósito. É imprescindível que haja um alinhamento claro de expectativas e que você tenha certeza de que seu time entende onde a empresa está e aonde você quer chegar. Faça do cuidado uma prática recorrente na sua empresa. Assim, as pessoas se sentirão motivadas a crescer junto com você.
3. Seja Criativo. Não tenha medo de ousar.
Independentemente do mercado em que você deseja ingressar ou quão inovadora sua solução é, provavelmente você terá concorrentes. Para capturar a atenção do seu cliente você terá que se diferenciar. Pode parecer repetitivo, mas essa é uma verdade universal. Desde que fundei a Nacional, meu objetivo sempre foi transformar o jeito de transportar veículos e criar padrões de excelência no atendimento e, todos os dias, pensamos em maneiras de tornar isso mais perceptível para o cliente. Então, pense sempre em como encantar seu cliente e busque formas diferentes e criativas de entregar seu produto ou serviço.
4. Aprenda com seus erros
Problemas vão surgir todos os dias e só existe uma forma de resolvê-los: avalie a causa, o impacto e tome uma ação o mais breve possível. Uma das grandes dificuldades das empresas que estão começando é que muitas vezes elas não possuem os recursos necessários – sejam eles tecnológicos ou profissionais – para resolver o problema na velocidade que precisam ou deveriam. Nesse contexto, é preciso estar motivado para inovar e buscar uma solução com o que você tem à disposição no momento para entregar o melhor para o seu cliente.
Pessoalmente, acredito que não há uma receita para o sucesso, mas há alguns ingredientes que podem ajudar, como ter paixão pelo que você faz, um propósito bem definido e coragem para superar os obstáculos que, certamente, irão surgir. No início desse ano, li uma frase do Abilio Diniz que, de certa forma, expressa minha visão de como alcançar o sucesso: “A gente escolhe o que quer ser na vida. Ser grande é uma escolha. Basta acreditar.“