Vai mudar de cidade? Veja como fazer o transporte do seu veículo

Vai mudar de cidade? Veja como fazer o transporte do seu veículo

Precisa transportar um veículo para outro estado ou cidade? Com as oportunidades de emprego ficando cada vez mais descentralizadas, a necessidade de mudar de cidade ou estado pode ser inerente às novas gerações e, muitas vezes, pode fazer mais sentido enviar seus pertences do que colocar tudo no carro e dirigir por longas distâncias. E quando esse for o caso, você precisa descobrir como enviar seu veículo – incluindo logística e como encaixar o custo em seu orçamento.

Enviar todos os seus pertences já é complicado o bastante, sem contar o incômodo adicional de ter que transportar seu veículo também. Mas tenha certeza de que existem várias soluções livres de estresse para realocar seu veículo entre estados ou cidades.

Nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para transportar um veículo com sucesso de estado para estado, com algumas dicas úteis para garantir que o processo seja o mais tranquilo possível. Continue a leitura!

Encontrar uma empresa de transporte

A primeira coisa que você deve fazer quando estiver olhando o transporte de um veículo para mudar de cidade ou estado é encontrar uma transportadora respeitável e de confiança.

Há muitas opções de empresas de transporte por aí, então sua decisão provavelmente será baseada na disponibilidade e no custo total. Mas sempre se certifique de que a empresa com a qual você escolhe trabalhar possui os seguintes requisitos:

Para fazer sua pesquisa, comece por restringir sua lista a empresas que atendam a todos esses critérios. De lá, solicite cotações para garantir que você está obtendo o melhor negócio. Vale a pena lembrar que, além de cumprir todos esses requisitos, a Nacional Transportes possui a maior rede de bases operacionais no Brasil.

Vou mudar de cidade: quanto custa transportar para transportar um carro?

Antes de mudar de cidade, é interessante ter informações sobre os critérios utilizados para calcular o preço do transporte de veículos

Há muitos fatores que influenciam o custo total de envio de um carro para mudar de cidade ou estado, embora os custos médios de transporte de carros sejam de R$1.500 para um sedã de quatro portas (baseado em uma distância de 500 km). É mais provável que você consiga preços mais baixos se escolher mudar de cidade  no inverno, fora de temporada, por exemplo. Da mesma forma, espere gastar mais se você estiver se mudando de cidade no verão ou período de férias escolares.

Outros fatores que afetarão o custo total de transportar um carro incluem:

Um custo adicional importante a considerar: seguro. Todas as empresas legítimas de transporte de veículos precisam ter seguro, mas pode não ser suficiente para suas necessidades – especialmente se o seu carro for muito valioso. Verifique com a seguradora do seu automóvel para ver se o seu plano cobre o transporte de longa distância, ou considere adquirir um seguro suplementar que proteja seu carro caso algo aconteça na estrada.

Qual é o melhor: caminhão cegonha ou caminhão baú?

Um grande determinante de custo na hora de mudar de cidade é o método de transporte escolhido, ou seja, um caminhão fechado ou um transporte aberto. Transportes abertos tendem a ser o tipo mais popular, uma vez que eles são mais baratos do que transportes com caminhões fechados, mas há algumas variáveis ​​a serem consideradas, além do preço justo.

Transportes abertos – caminhão cegonha: Você provavelmente já viu muitos veículos de transporte cegonha na estrada. Normalmente, eles mantêm cerca de nove a dez carros de cada vez em dois níveis separados, cada carro seguramente preso à base para que não se mova.

Esses tipos de operadoras estão mais prontamente disponíveis, o que faz parte do motivo pelo qual eles são a opção mais acessível. Ter seu carro completamente visível (se você for junto) durante toda a viagem também é uma vantagem, na medida em que permite que o motorista perceba imediatamente quaisquer sinais de dano. 

Outro aspecto notável de um transporte cegonha é o tempo. Como as transportadoras cegonha transportam quase uma dúzia de veículos de uma só vez, geralmente fazem várias paradas em suas viagens. Isso pode estender a data de entrega do seu veículo, e também pode significar que seu carro seja deixado em uma parada central, em vez de diretamente em sua porta. 

Informe-se sobre os detalhes da entrega quando as cotações de compras forem feitas para que você não se inscreva inadvertidamente para pegar seu carro uma ou duas semanas depois de se mudar de cidade.

Transportes fechados – caminhão baú: Se você quer que seu carro seja completamente protegido durante o processo de envio, você deve ir para uma transportadora fechada, embora isso vá lhe custar mais. Os transportes fechados têm algumas grandes vantagens que justificam o aumento dos preços, incluindo a falta de exposição a elementos externos e maior segurança geral. 

Na maioria das vezes, os transportes fechados carregam apenas um veículo por vez, o que vai encarecer ainda mais o valor final do transporte, já que ele não será dividido entre outros veículos que possam entrar na rota.

Preparando seu veículo para mudar de cidade

Antes de mudar de cidade, vale a pena conferir essas dicas. Entre elas, verificar o nível de combustível do seu veículo é uma das mais essenciais

Para garantir que o seu veículo seja transportado sem problemas, prepare-o antes de começar a mudar de cidade. A empresa de transporte de veículos contratada normalmente repassará os detalhes que você precisa fazer antes da coleta, mas esteja preparado para executar essas tarefas de qualquer maneira:

Para estar seguro, também é uma boa ideia checar de perto o seu veículo em busca de qualquer dano existente e fotografá-lo de todos os ângulos. Dessa forma, se ocorrer algum dano na estrada, você terá provas de que não era preexistente e pode passar pelos canais de seguro adequados para ser reembolsado.

Dicas úteis para mudar de cidade e levar o seu veículo

Ao mudar de cidade, ter os móveis e pertences em um caminhão de mudanças pode ser uma provação estressante e desgastante por si só. Uma empresa de mudança profissional pode levar seus pertences para sua nova casa, mas o que fazer com os veículos na garagem? Confira algumas dicas importantes antes de fazer o transporte do seu veículo!

1) Escolha uma data

Você provavelmente tem uma ideia geral de quando vai mudar de cidade, mas é bom escolher a data exata da sua mudança. Um cronograma exato é necessário para obter cotações de transporte de veículos. 

Por isso, é uma ideia inteligente escolher uma data certa, mais cedo ou mais tarde. Na maioria dos casos, as transportadoras são flexíveis e trabalham com você para acomodar suas necessidades de movimentação de carros, motos ou qualquer outro veículo, mas como regra geral, é melhor dar a eles 7 dias de aviso prévio.

2) Peça recomendações de transportadoras

É provável que você conheça pelo menos uma ou duas pessoas que precisaram mudar de cidade recentemente. Pergunte a eles como eles enviaram seus veículos e qual empresa de transporte eles costumavam usar como referência.

4) Consulte seu agente de seguros

Na hora de mudar de cidade, não esqueça de consultar seu agente de seguros para se informar sobre as condições de seguro de transporte que você pode solicitar

Não se esqueça de verificar com seu agente de seguros e informá-lo sobre a sua mudança. Você vai querer estar preparado para qualquer coisa, incluindo um potencial acidente, roubo ou danos ao seu veículo, e seu agente de seguros é um ótimo recurso para aconselhamento e informações sobre o seguro do seu veículo.

5) Escolha uma empresa de transporte de veículos

Você fez sua lição de casa, pesquisou opções de seguro e recebeu cotações de várias empresas. Agora é hora de escolher a empresa de transporte que irá levar seu veículo. 

Na maioria dos casos, a empresa de transporte exigirá que você pague antecipadamente, portanto, certifique-se de ter um cheque em dinheiro ou caixa para o valor exato devido.

6) Esvazie seu veículo

Antes de o seu veículo ser enviado para a sua nova casa, lembre-se de remover todos os itens diversos. A menos que você tenha negociado de antemão, você provavelmente não poderá usar seu veículo como uma caixa móvel extra. Enchê-lo com bens e mobília significa peso extra, o que pode resultar em custos extras ou possíveis problemas de segurança. Além disso, a empresa de transporte poderia se recusar a levar o veículo.

7) Data de chegada e inspeção

Muitas coisas podem acontecer no caminho para mudar de cidade, então você vai querer estar presente quando a empresa de transporte de veículos entregar seu veículo. Fique de olho quando o veículo for descarregado e inspecione para ter certeza de que ele não foi danificado durante a mudança.

O motorista também deve apresentar uma cópia do contrato de transporte com seus registros para você assinar. Como regra geral, inspecione  antes de assinar sua condição, caso contrário, você pode não ter cobertura do seguro por qualquer dano.

Agora você já sabe o que fazer na hora de transportar seu veículo na hora de mudar de cidade!

Conheça a Nacional Transportes