11 abr 2014
Motorista profissional dirigindo

A profissão de motorista está em alta no mercado de trabalho

Créditos Imagem: http://goo.gl/Gp7DYi

A profissão de motorista tem um campo bastante abrangente que continua crescendo a cada dia. Quem opta por esse ramo de atuação pode atuar no setor de transportes e até mesmo como piloto de testes ou de corrida. Saiba mais sobre esses profissionais:

O que fazem?

Basicamente, os motoristas profissionais são responsáveis por conduzir cargas ou passageiros até determinado destino. Para isso, eles devem estar habilitados na categoria em que o veículo é classificado e ter conhecimento de rotas para que o transporte seja feito da maneira mais rápida e eficiente. Em alguns casos, esses trabalhadores são responsáveis também por outros serviços, como manutenção e preparação dos seus carros ou caminhões.

Em quais ramos podem atuar?

Hoje o setor de transporte de cargas no Brasil é um dos que mais empregam motoristas profissionais. Eles trabalham na condução de caminhões e outros veículos e são responsáveis por levar diversos tipos de mercadoria por todo o país, como alimentos, medicamentos, eletrônicos, eletrodomésticos e diferentes matérias-primas para as indústrias. Há ainda os condutores de locomotivas, que atravessam grandes distâncias em trens de carga, levando principalmente itens do setor agrícola e de mineração.

Outro ramo que está se expandindo é o de motoristas de pequenos veículos. Os taxistas, por exemplo, são cada vez mais solicitados em cidades grandes e em municípios turísticos. As transportadoras também têm crescido bastante e contratado mais profissionais para entregar, sobretudo, produtos comprados pela internet.

E com a expansão do transporte público em todo o país, os motoristas de ônibus (com CNH tipo D) estão sendo mais requisitados pelas empresas especializadas. Devido à alta demanda, algumas companhias nem têm exigido experiência, somente a habilitação para esse tipo de veículo.

motorista profissão arriscada e aventureira

A profissão de motorista envolve uma área muito abrangente

Créditos Imagem: http://goo.gl/nAT9Sw

Recomendações para quem pretende seguir no ramo

A cada ano, a indústria automobilística desenvolve novos recursos para veículos, com o intuito de torná-los mais confortáveis, seguros e eficientes. Acompanhar essas evoluções e saber como cada novidade funciona é muito importante, afinal, o carro (ou o caminhão) é a principal ferramenta de trabalho do motorista profissional.

Independentemente do veículo a ser conduzido, é conveniente que o motorista faça um curso de direção defensiva. Esse procedimento transmite ao condutor um conjunto de procedimentos que podem prevenir acidentes e evitar outros contratempos na estrada.

Motoristas famosos

Os grandes pilotos de competições automobilísticas estão entre os motoristas profissionais mais conhecidos no Brasil. Um deles é Carlos Cunha, que já foi campeão da categoria Stock Car Light e possui alguns recordes no Guinness Book, como percurso em duas rodas num automóvel e velocidade atingida em duas rodas. Atualmente, Cunha também faz testes em novos modelos de automóvel.

Sobram Vagas para Motoristas Profissionais – EPTV

Créditos Youtube – Canal megaminastvapp

Deixe seu cometário

2 Comentários para “Motoristas Profissionais – Conheça Alguns”

Cotação Online

1. Dados do Cliente

2. Origem e Destino

3. Tipo de Transporte

Por favor, selecione o tipo de veículo a ser transportado.

Tipo de veículo:

4. Dados do Veículo